terça-feira, 15 de julho de 2014

Transformers: A Era da Extinção



O quarto filme da franquia 'Transformers' chega aos cinemas e com novidades. Dirigido por Michael Bay, 'Transformers: A Era da Extinção' (Transformers: Age of Extinction) é uma sequência sem cara de continuação.

O roteiro do novo filme sobre os aliens que possuem a capacidade de se tornar carros, inicia uma nova narrativa, onde é apresentada a família Yeager. O inventor Cade Yeager e sua filha Tessa, que moram em uma fazenda afastada, os quais lutam para pagar as contas.


Cade tenta criar algo que possa ter um retorno financeiro, pensando que com uma invenção revolucionária terá como pagar suas contas e mandar a filha para a universidade. Nessa busca, por está praticamente falidos, o inventor procura em meio as sucatas material para trabalhar e é quando encontra um caminhão danificado, que acredita poder reparar e vender para obter um bom dinheiro.

Enquanto a família Yeager tem preocupações cotidianas das mais comuns, o mundo está em guerra, lutando contra os aliens metálicos, os quais foram considerados inimigos dos terráqueos, incluindo os Autobots, mesmo que esse grupo de aliens tenham ajudado os humanos tempos antes.


Os Autobots são caçados pelo mundo enquanto Cade trabalha no reparo do caminhão, que para sua surpresa é um dos aliens, o lider deles, Optimus Prime. Danificado em meio a luta e esquecido no canto de um cinema antigo.

Envolvido sem querer, Cade não acredita que os Autobots sejam inimigos e decide ajudar Optimus Prime a reunir o grupo. Só que um grupo de humanos se une a outros aliens, ainda mais hostis que os Decepticons, para caçar os últimos Autobots sobreviventes.

Os humanos aceitam a barganha em troca de tecnologia para manter o mundo a salvo dos aliens, mas não fazem ideia que podem com isso causar a própria extinção.


Em meio a trama há uma introdução ao passado e a origem dos Transformers que é bem interessante. Com isso, o quarto filme deixa o gênero aventura, vistos nos anteriores, passando para uma ficção científica de ação. Porém o estilo usado por  Michael Bay, que incluiu em meio a trama longas cenas de ação, é todo inspirado no estilo chinês de produção (do gênero de ação oriental).

As referências aos filmes de ação de guerreiros chineses são bem evidentes, pois diferente dos filmes de ação ocidentais, com suas cenas curtas e corridas, possuem várias cenas de lutas, com longas sequências coreografadas e visualmente fantásticas. Cenas longas, repletas de quedas, pulos, quebra-quebra e até lutadores voando no melhor "estilo ninja". Uma escolha curiosa para um filme ocidental, mas que deverá agradar em especial ao público oriental da franquia e quem curte o estilo chinês.


'Transformers: A Era da Extinção' estreia essa semana, dia 17 de julho, nos cinemas nacionais, com cópias em 2D e 3D, incluindo em IMAX, que torna a experiência do filme visualmente ainda mais fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário