terça-feira, 5 de junho de 2012

Em busca de nossa origem


O diretor Ridley Scott está de volta aos filmes de ficção científica, pelos quais ganhou muitos fãs e admiradores. E ele não perdeu o jeito para coisa, pelo contrário, famoso entre os fãs do gênero por causa de filmes como 'Alien - O Oitavo Passageiro' e 'Blade Runner - O Caçador de Andróides', ele mostra que continua antenadíssimo com o Sci-Fi e as nova tecnologias cinematográficas. Que no caso dos filmes do gênero, só os ajudaram a ficarem ainda mais fantásticos. O resultado é um filme de ficção científico que soma velho estilo a nova tenologia 3D, permitindo praticamente que o espectador ser o 18º passageiro da nave Prometheus.

Com um filme feito para o 3D e um roteiro da mais pura ficção científia, o diretor não deixou de acrescentar aquela dose, nem um pouco homeopáticas, de suspense e terror, pela qual Ridley Scott ficou conhecido e mudou a característca de muitos dos filmes do gênero depois disso.


A ideia do Sci-Fi, com dose de terror e suspense, virou marca registrada do diretor quando dirigiu o primeiro filme da franquia Alien. Então imagine somada a um roteiro que tem como tema central, a buscar da origem humana nos "deuses astrounatas". Para quem não sabe, como todo bom Sci-Fi, o roteiro é baseado em uma teoria exitente, essa em particular, hoje, possui muitos que a defende. Porém o que é abordado em 'Prometheus' não é a ideia de um criador esperando por nós de braços abertos e, sim, o motivo dele não se revelar. A perturbadora ideia de que "não estamos só", se torna dramática quando essa questão bate de frente a fé dos tripulantes da Prometheus, que é bem variada, os surpreendendo com uma verdade ainda mais assustadora, do que eles poderiam imaginar.

O que ou quem nos criou, fica em segundo plano, perto da descoberta que os membros da expedição da Prometheus fazem, ao colocar em xeque as teorias científicas e mitologias religiosas humanas sobre a criação do universos e dos seres da Terra.


A escolha é colocada diante de nós, humanos, quanto a querer ou não saber a resposta, mas talvez não estejamos preparados para ela.

Não tem como falar mais do filme sem estragar as suspresas, o que eu ainda posso dizer, é que quem já conhece o trabalho de Ridley Scott no gênero, não deve se decepcionar ao embarcar na Prometheus. Quem não conhece o trabalho do diretor e curte uma bom ficção científica, é uma ótima chance de conhecê-lo, mas é bom apreciar doses cavalares de terror com muito suspense.


No elenco contamos com os atores Michael Fassbender, Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Kate Dickie, Idris Elba e também Charlize Theron. O roteiro foi escrito por Jon Spaihts e Damon Lindelof. Ridley Scott além de dirigir, também é produtor do filme. (Veja a lista dos atores e ficha completa de 'Prometheus' no imdb)

'Prometheus' estreia no dia 15 de junho nos cinemas brasileiros. Quem puder, recomendo ver o filme em 3D e numa sala IMAX.


Site Oficial de Prometheus: www.prometheusfilme.com.br
Facebook Oficial do Filme: https://www.facebook.com/prometheusbrasil
Twitter Oficial do Filme: @prometheusfilme

Um comentário: