quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sci-Fi, o gênero incompreendido

Com a popularização dos filmes em versão 3D e a chegada do IMAX ao Brasil, comecei a perceber que aquilo que antes era só uma suspeita, agora é fato. Brasileiros não sabe o que é um bom e puro filme de ficção científica (gênero também conhecido por fãs como Sci-Fi).

Isso porque com o 3D, muitos são aqueles que estão indo ao cinema ver filmes do gênero e depois saindo frustados das salas, pois não eram o que eles imaginavam. Num país onde o cinema de fantasia não existe, pior, que alguns ignorantes acreditam que seja o mesmo que aqueles feitos por certa loira problemática dos baixinhos, não dá para levar a sério, comentários afirmando que esse ou aquele filme de Sci-Fi é ruim, sem se perguntar: Quem falou que o filme é ruim, sabe o que é um filme de ficção científica?

É fato que se você fala que gosta de filmes de ficção científica, as pessoas começam a presumir que é um desses bitolados que assistem a filmes 20 vezes e decoram as falas... Um fã de Sci-Fi até pode ver um filme 20 vezes (ou mais), mas não se encaixam na categoria de bitolados. Verdade que provavelmente um fã assumido de ficção científica, pode não fazer ideia do que está acontecendo em todas novelas, ou quem saiu do enésimo reality show, muito menos saberá qual a fulaninha que estava na praia com biquine curto no feriado (Isso é notícia?). Porém sabe o que os cientístas descobriram naquela semana, como está a política mundial, quando o próximo smart phone e/ou pc portátil será lançado e, sim, saberá quais são os próximos filmes que irão estreiar nos cinemas mundiais (seja ou não do gênero Sci-Fi).
Infelizmente o Brasil não tem uma tradição cinematográfica no gênero da ficção científica. Mesmo que tenhamos um fandom gigantesco, o cinema brasileiro ainda ignora completamente tais fãs e ainda afirmam que brasileiro não gosta do gênero... Basta ver a bilheteria de 'Avatar' no Brasil, para saber que trata-se de uma afirmação equivocada. Porque fãs de produção cinematográfica do tipo, assim com de séries de TV e de literatura, não só existem no Brasil, como volta e meia se reunem em eventos. Exemplo disso é o Conselho Jedi, que reuni os fãs de 'Star Wars', ou os trekkers, como os fãs de 'Star Trek' são conhecidos.

Então como saber se esse ou aquele comentário sobre um filme de Sci-Fi é bom? Se você é fã do gênero, com certeza vai ignorar a crítica do Brasil, pois raramente eles gostam de filme de Sci-Fi, simplesmente porque estão acostumados a ver só dramas ou comédias e não fazem ideia do que é um bom filme de ficção científica. (Muita gente por aqui acha inclusive que ficção científica e cinema fantástico é a mesma coisa, quando na verdade é um gênero dentro dele.)
A verdade é que só temos boas críticas por aqui, quando é feita por um fã. Uma dica para a crítica, é que precisa ter visto pelo menos 90% dos filmes da lista que segue. Se não viu, já não é qualificado para falar de filmes do gênero. No entanto, se viu os filmes, precisa ter gostado de pelo menos 80% da lista, ou com toda a certeza trata-se daquele tipo de crítico que não faz ideia do que seja um Sci-Fi.

Alguns Filmes de Ficção Científica (com ou sem inclusão de outros gênero em seus roteiros):
Guerra dos Mundos
A Máquina do Tempo
2001, uma Odisséia no Espaço
Franquia 'Star Wars'
O Enigma de Outro Mundo
Franquia 'Star Trek'
Contatos Imediatos do Terceiro Grau
Franquia 'Alien'
ET - O Extraterrestre
Franquia 'RoboCop'
Força Sinistra
Franquia 'De Volta para o Futuro'
O Vingador do Futuro
Franquia 'O Exterminador do Futuro'
O Quinto Elemento
Franquia 'O Predador'
Franquia 'Matrix'
Franquia 'MIB'
Inception
Avatar

Uma coisa que seria legal a crítica parar de fazer, é ver os filmes de ficção científica com um drama ou uma comédia, não são. Sci-Fi pode incluir doses de outros gêneros, mas é um gênero totalmente independente. Na franquia 'Homens de Preto', por exemplo, o nível de comédia é alto, mas o filme não pode ser comparado a outras comédias. Da mesma forma que o filme 'Battleship - A Batalha dos Mares' não é um filme de ação ou um drama, mesmo que contenha doses dos gêneros em seu roteiro, o qual mesmo levando o nome de um jogo, é um filme com roteiro original e muito bem escrito. E com toda a certeza o filme de animação 'Star Wars: A Guerra dos Clones' é uma ficção científica, não é "gênero infantil", até porque esse gênero não existe e quem faz crítica devia saber disso.
Outra coisa que é bom ressaltar, um filme de Sci-Fi pode ser algo diferente, mas não quer dizer que seja algo bizarro, como alguns que andam surgindo por ai em festivais e se dizendo "ficção científica". Se querem fazer Sci-Fi de forma independente, tudo bem, mas faça direito ou é melhor não fazer.

Ficção científica independente não é desculpa para fazer filme tosco. Infelizmente é o que a maioria desses filmes são, pura tosqueira, e não ficção científica. Se não sabe escrever um roteiro do gênero, a dica é procurar autores na literatura que escrevem Sci-Fi e adaptar seus livros. No Brasil temos alguns muito bom, para quem não sabe, como o Richard Diegues autor de 'Cyber Brasiliana'. Porque para constuir uma industria cinematografica de respeito e sucesso, precisamos no mínimo saber o que é um roteiro básico de um determinado gênero. E no caso do Brasil, está na hora de começarem a se preocupar mais com a qualidade dos roteiros, pois só assim acabaremos com a limitação do cinema brasileiro, que não sai da linha de produções de dramédia, com conteúdo violento e sexual. Não adianta falar ao público para prestigiar o nosso cinema, se não há filmes com roteiros de qualidade e/ou de gêneros variados para serem vistos.


K.R. (@ryu_kane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário