quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bienal do Livro RJ 2011 começa hoje

Começa a 15ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que a partir de hoje até o dia 11 de setembro terá inúmeras atrações, desde palestras a lançamentos de livros com presença de seus autores.


A cada ano, a feira literária presta homenagem a um país e esse ano o Brasil é o homenageado, entre as atrações, também acontece discussões sobre a cultura e a realidade do nosso país.

“Tradicionalmente escolhemos um país estrangeiro para ser homenageado na Bienal do Rio. Este ano inovamos e optamos por celebrar a cultura brasileira, nos antecipando à Feira de Frankfurt, que terá o País como convidado de honra em 2013. O Brasil, sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, está na moda internacionalmente, e nada mais pertinente do que discutir e revelar ao público aspectos belos e importantes da nossa incrível diversidade cultural”, afirma Sonia Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), instituição que organiza o evento.

A Bibiloteca Nacional estará incentivando a produção de livros populares no evento.

A XV Bienal do Livro RJ terá 950 expositores e diversos lançamentos entre títulos nacionais e estrangeiros. A expectativa de público para esse ano é de 600 mil pessoas, que visitaram a feira durante os 11 dias.

Vários parceiros da rádio Digital Rio estarão participando do evento. Pode conferir alguns dos lançamentos nacionais e Tarde/Noite de Autógrafos no espaço Digital Rio Livro BR (http://livrobr.blogspot.com). Também teremos autores participantes da antologia Sociedade das Sombras, que faz parte do Projeto Literatura Nas Ondas do Rádio produzida pela Editora Estronho em parceria com a Digital Rio, presentes autografando na Bienal; são eles Giulia Moon e Gabriel Arruda Burani. Saiba mais no Notícias da Sociedade das Sombras (http://sscs-news.blogspot.com). Duas editoras parceiras da rádio também estarão presentes, a Giz Editorial (no stand da Centauro, P27, Pavilhão Verde), que junto com a Digital Rio organiza o Encontrão de leitores e autores no dia 4 de setembro, a partir das 13h, no stand da Centrauro. Assim como a Llyr Editorial (no stand da Vermelho Marinho, Q12, Pavilhão Verde), que tem alguns lançamentos previstos para Bienal, como o livro Amores Perigosos, continuação de Relações de Sangue de Martha Argel.

Novidades e atrações é o que não vai faltar. A literatura fantástica estará presente na Bienal tanto com autores nacionais como estrangeiros. E parece que as autoras fantásticas estarão em peso na Bienal de 2011. Presenças confirmadas das vamp-autoras brasileiras Martha Argel e Giulia Moon, assim com a presença de ninguém menos que Anne Rice, famosa internacionalmente por suas crônicas vampirescas. Deborah Harkness participa da mesa "Magia e verdade do imaginário: por que nos atraem vampiros e bruxas", amanhã, às 19h. No dia 3 de setembro, o Conexão Jovem recebe, ao meio-dia, a escritora Alyson Noel. No dia 10 o Conexão Jovem terá Lauren Kate e no dia 11 terá a participação do Eduardo Spohr, ambos também ao meio-dia. Já o autor André Vianco estará amanhã na Bienal do Rio, no stand K14 (Novo Século), no Pavilhão Azul, às 18h e no sábado, no stand I08/J07 (Rocco), no Pavilhão Azul, também às 18h.

No entanto, não é só de vampiros e seres sobrenaturais que vive a Bienal. Enquanto Thalita Rebouças e Tânia Zagury estarão falando sobre "As leitoras adolescentes", no dia 5 de setembro, às 19h; no dia 4 o autor brasileiro de thrillers Luis Eduardo Matta estará lançando seu chick-lit As Bem Resolvidas (?) - Quem manda aqui sou eu!, primeiro livro de uma série com foco no público feminino. Também acontece o lançamento do livro (religioso) de Paulo Sett, Odú Ifá - O Destino de Todos Nós. Entre vários lançamentos interessantes, que a rádio irá cobrir para o blog e divulgar em tweets, direto do RioCentro.

A programação cultural da Bienal do Rio desse ano terá presença de 113 autores brasileiros e 21 estrangeiros, um dos espaço será o Café Literário, local de debates que aproximará autor e leitor em conversas sobre os livros. Já o Mulher e Ponto promove bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesse feminino e personalidades desse universo. Já O Livro em Cena tem como foco os clássicos da literatura, onde atores queridos do público brasileiro darão vida as obras por meio da leitura.

Com foco no público jovem a Bienal terá o Encontro com Autores e Conexão Jovem, e para o infantil o Maré de Livros. Além disso, a Biblioteca Mirim reunirá grandes obras dirigidas as crianças, onde acontece 6 sessões diárias com contadores de histórias.

Outra marca registrada da Bienal do Livro do Rio é a visitação escolar, que é promovida nos dias úteis da feira (quando acontece visitações de colégios), com o objetivo de incentivar à leitura.

Nessa edição da Bienal carioca, a cidade de Niterói contará mais uma vez com um local exclusivo onde acontecerá lançamentos de livros de autores e editoras da cidade, oficinas, exposições, palestras, mesas redondas entre outras atrações. Tudo acontecerá na praça batizada com o nome de Luís Antônio Pimentel, um grande escritor da literatura fluminense contemporânea.

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acontece no RioCentro, maior centro de convenções da América Latina, dividido em vários pavilhões, com amplo estacionamento para 7 mil veículos. O RioCentro fica na Av. Salvador Allende, número 6.555, em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Mais informações, visite o site oficial do RioCentro:
www.riocentro.com.br

Também visite o site oficial da Bienal:
www.bienaldolivro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário