domingo, 13 de março de 2016

Fox selecionando projetos brasileiros para TV

Depois da bem sucedida parceria com o pessoal do Porta Dos Fundos, a Fox abre seleção de projetos audiovisuais para TV, em busca de programas feitos no Brasil, para seu canal principal (Canal Fox) e associados, como Fox Life e FX, assim como o NatGeo (National Geographic), entre outros. Inclusive o novo canal FOX+, recentemente inaugurado.

Foto: Anny Lucard (Arquivo - RCM)

Infelizmente para participar não adianta ser só roteirista com uma boa história. Como sempre, para atrapalhar a vida dos roteirista brasileiros, não basta ser maior de 18 anos e residir no Brasil para ter a chance de apresentar um projeto.

Diferente do que ocorrer em outros países, aqui quem quer mostrar sua história, por mais incrível que seja, não basta ser um competente roteirista. A seleção exige que seja representante de uma produtora nacional, ou seja, ser um produtor. A produtora, mesmo independente, também precisa ter cadastro na Ancine.

Além disso, a Fox não vai bancar sozinha a produção, ela precisa se adequar para captar recursos através da "Lei de Incentivo do Audiovisual" (oficialmente Lei Federal 8.685/93, uma lei brasileira de investimento na produção e co-produção de obras cinematográficas e audiovisuais).

Alguns acha que é apenas um filtro, mas isso só mostra o quanto os roteiristas nacionais continuam sendo colocados de lados. Alguns com ótimas histórias, mas que não conseguem uma chance de apresentá-la. Atitude que mantém o cinema nacional restrito a poucos gêneros e limitado as mesmas histórias, recontadas ao ponto do público que não curte os poucos gêneros existentes no cinema/audiovisual nacional desistir das produções nacionais e optar por ver apenas produções estrangeiras. E não se trata de produções norte-americanas vs nacionais. A carência de gêneros do cinema/audiovisual brasileiro é tão grande, que produções de países como Japão e Coréia, conseguem fazer grande sucesso aqui por contarem histórias de gêneros inexistentes no Brasil.

Mesmo que a seleção seja aberta para séries de TV e também telefilmes de todos os gêneros da ficção, além de documentário, raras são as produções que não são dramas, comédias, ou reality show a serem produzidas. Desmotivando os roteiristas com ideias realmente novas, como os que escrevem para o cinema fantástico, que se não tiverem a chance de enviar seus projetos para fora, continuam com eles engavetados.

Para quem se enquadra nos requisitos, além de boa sorte, vale dizer que cada produtora pode inscrever até 3 projetos. Qualquer dúvida consulte os sites:
www.ancine.gov.br
www.foxproducoesoriginais.com.br

As inscrições se encerram no dia 15 de junho desse ano (2016).

Leia+: FOX

Leia também: TV

Fique ligado nas dicas de TV, cinema, análises críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Fonte: Fox

Nenhum comentário:

Postar um comentário