quarta-feira, 23 de março de 2016

#BatmanvSuperman - #Batman Vs #Superman: A Origem da Justiça



'Batman vs Superman: A Origem da Justiça' (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016) foi dirigido por Zack Snyder, o mesmo do filme 'Homem de Aço', e é a sequência, por assim dizer, do reboot da história do Superman.

O filme não só continua a focar sua trama basicamente na ficção científica, de forma a mostrar mais a questão de alienígenas chegando a Terra e menos dos quadrinhos no qual os personagens foram tirados; como mantém a qualidade quanto a ser uma ótima ficção científica, que mistura drama e ação, a um conteúdo político e com a fotografia totalmente trabalhada para o 3D.


Mantendo a proposta de 'Homem de Aço', o filme inicia ainda mostrando o que poderia acontecer quando visitantes de outro planeta, com poderes que seriam visto como divinos em um planeta atrasado tecnologicamente como a Terra, seriam tratado. Revelando que em meio aos acontecimentos do filme anterior, estava a cidade de Gotham também, que é ao lado de Metrópolis, separadas apenas por uma baía.

O roteiro de Chris Terrio e David S. Goyer, apresenta o universo de Batman e até faz algumas referências conhecidas ao vigilante de Gotham logo no início, mas o personagem Batman, criação de Bob Kane e Bill Finger, teve grandes e muito mais significativas mudanças, que o descaracterizou bastante. Diferente do que foi feito com o Superman, criação de Jerry Siegel e Joe Shuster, onde apenas algumas foram feitas para deixá-lo só um pouco mais realista.


Tanto em relação ao Batman em si, como quanto ao Bruce Wayne que sempre foi o "disfarce", a grande diferença vista é que não há diferença alguma entre eles e a justificativa para as radicais mudanças no personagem, seria por ele está mais velho. Só que há certas coisas que é difícil de aceitar. Há algumas características inéditas que surgiram do nada, justificadas com algum antigo e esquecido quadrinho, onde foram apresentadas; enquanto outras mais marcantes e muito mais conhecidas, vistas em quadrinhos mais famosos, foram ignoradas.

Sem contar que por mais que se goste do Ben Affleck, escolhido para o papel do Homem Morcego (e eu inclusive gosto do trabalho dele em alguns filmes); passar o filme inteiro com a mesma expressão série, para não deixar que o mesmo que ocorreu com o Perry White do Laurence Fishburne em 'Homem de Aço' se repetisse, foi a pior decisão que o diretor tomou ao dirigir o ator. Além da escolha equivocada de Affleck para o papel. (Leia a crítica de 'Homem de Aço' para saber mais, clicando AQUI.)


No entanto, não ficou só em Affleck o problema de descaracterização de personagens, até porque o que mais há no filme, são escolhas equivocadas para o elenco. Especialmente porque alguns possuem características tão marcantes que a escolha do ator, ou atriz, errado pode deixar o personagem irreconhecível, como foi o caso do ator Jeremy Irons no papel do carismático e muito paciente Alfred.

Diana Prince/Mulher Maravilha, interpretada pela atriz Gal Gadot, também perdeu as características principais da personagem. Porém a pior escolha do diretor e, talvez, a mais irritante, foi a do ator Jesse Eisenberg como Lex Luthor, o qual não tinha nenhuma das características conhecidas, inclusive a mais marcante que é dele ser megalomaníaco (que se olhar o dicionário é bem diferente de ser psicopata).


Em 'Batman vs Superman: A Origem da Justiça' só Henry Cavill e Amy Adams, que reprisam seus papéis de 'Homem de Aço', conseguem mostrar a essência de seus personagens na tela.

Enquanto o ator que deu vida ao novo Superman/Clark Kent, Henry Cavill, está ainda melhor no papel, a atriz que incorporou a repórter investigativa Lois Lane, Amy Adams, continua perfeita. Ambos também estão perfeitos como o emblemático casal dos quadrinhos. Mantendo as características marcantes em relação ao relacionamento amoroso deles nos HQs. São definitivamente a melhor coisa do filme. Além do trabalho da produção focada no 3D, que com o IMAX, dá ao público fãs de ficção científica uma experiência única.


Quanto a parte da adaptação, já que o filme leva o nome de um dos confrontos mais marcantes entre Batman e Superman nos quadrinhos... Um? Na verdade, não há um quadrinho apenas, porque os dois heróis costumam descordar e muito, sendo que uma das primeiras brigas deles ocorreu em um quadrinho dos anos de 1960.

No entanto, os roteiristas de 'Batman vs Superman: A Origem da Justiça' se inspiraram no Batman mais velho, dos quadrinhos 'Cavaleiro das Trevas' de Frank Miller. Só que não fica por ai, pois o filme mistura outras referências de quadrinhos famosos e de outros não tão conhecidos, tanto do Batman como do Superman, que se eu relacionar vai revelar boa parte da trama e até o fim do filme. Já que o roteiro é uma miscelânea de referências, reunidas dentro de uma história de ficção científica.

Vale lembrar que os dois heróis DC, não só estiveram juntos em várias histórias e descordando um do outro em muitas delas, como tiveram uma publicação só deles, 'Batman e Superman'.


'Batman vs Superman: A Origem da Justiça' da Warner Bros Pictures estreia amanhã (24 de março), nos cinemas de todo o Brasil. Recomendado para fãs de ficção científica e produções feitas para o 3D. Se puder ver em uma sala IMAX, é ainda melhor.

Leia+: COLUNA DIGITAL RIO NA CABINE

Leia também: DC

Fique ligado em outras das minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais no Blog da Digital Rio, leia+: LUCARD




Nenhum comentário:

Postar um comentário