quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Garota Dinamarquesa




'A Garota Dinamarquesa' (The Danish Girl, 2015), é o novo filme estrelado por Eddie Redmayne ('A Teoria de Tudo') e dirigido por Tom Hooper ('O Discurso do Rei' e 'Os Miseráveis'). O filme está com quatro indicações ao Oscar 2016, Melhor Ator para Eddie Redmayne, Atriz Coadjuvante para Alicia Vikander, Figurino e Design de Produção. Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Einar Wegener, um pintor dinamarquês da década de 20, que foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo para se tornar Lilly Elbe.

Eddie Redmayne volta a nos brindar com mais uma brilhante atuação depois de 'A Teoria de Tudo', filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator no ano passado, ao interpretar o físico Stephen Hawking. Com outra atuação que lhe rendeu outra indicação ao Oscar desse ano, dessa vez o ator interpreta um transexual que foi a primeira pessoa a mudar de gênero no mundo. Com sutileza e delicadeza necessárias para o papel, o ator consegue absorver as nuances da alma feminina que está aprisionada em seu corpo. A expressão corporal e trejeitos do ator são impressionantes e a maquiagem do filme ajuda a compor o personagem, ficando difícil de diferenciar se Einar é homem ou mulher.

Tudo acontece durante uma brincadeira entre Einar e sua esposa Greta que, assim como ele, também é uma pintora e pede ajuda do marido para terminar um trabalho, usando ele como modelo, mas usando roupas femininas. Ao tocar no tecido contra o seu corpo, Einar sente algo estranho. A delicadeza do tecido contra o seu corpo, despertam algo nele. Algo que é acordado, quando Greta o convence a se vestir de mulher em uma festa. E assim nasce Lilly, o alter ego de Einar, mas que acaba se tornando algo mais. Uma pessoa que estava aprisionada em um corpo errado e que finalmente está livre para poder ver o mundo como ela sempre quis.

O que começa como uma brincadeira acaba se tornando algo real. O roteiro de Lucinda Coxon adaptado do romance escrito por David Ebershoff no ano de 2000, mostra a luta da personagem para poder se libertar e se tornar uma mulher. O belo figurino de época, mostra lindos vestidos e trajes da década de 20, o que lhe rendeu a indicação ao Oscar de melhor figurino e com merecimento. A fotografia é outro ponto alto do filme, mostrando as belas paisagens europeias onde o filme se passa.

Além da ótima atuação de Eddie, outra que merece destaque é a sua atriz coadjuvante, Alicia Vikander que interpreta Gerda, a esposa de Einer quem iniciou a “brincadeira” que acabou transformando a vida de Einer, que se transformou em Lilly, assim como a vida da própria Gerda que apoiou a decisão do marido.

'A Garota Dinamarquesa' está sendo distribuído pela Universal Pictures e estreia nas salas de cinema do Brasil na próxima quinta-feira, dia 11 de fevereiro.



Leia a Coluna Digital Rio Na Cabine:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cabine

Leia também a Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado

Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário