quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Livraria Cultura do Cine Vitória se torna point carioca dos amantes das artes

Um dos famosos cinemas que faziam parte da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, em tempos onde o local era palco das mais belas produções e que apenas o Cine Odeon ainda resta como cinema; virou pelo menos um lugar para os fãs não só de quem gosta das boas histórias, mas para os apreciadores das artes em geral.


Quando a Livraria Cultura chegou finalmente a Cidade Maravilhosa, decidiu não se tornar só uma outra franquia de livraria, como outras na cidade. Mantendo a fachada original do cinema, não somente permitiu as boas lembranças do antigo Cine Vitória serem preservadas, mas a filial da Cultura do centro do Rio, teve boa parte da estrutura interior cinema preservada e de forma que por si só, a livraria já é uma obra de arte arquitetônica.

Com espaço para vários tipos de livros, além de área para quem curte filmes e séries, também há espaço para apresentações teatrais, um outro para as crianças, um café e até uma galeria de arte, onde também é realizado eventos de pequenos portes, como lançamentos e sessão de autógrafos.

Buscando apoiar todo o tipo de arte, além da literatura em geral, a Cultura também abre espaço para eventos como encontros literários e de fandoms, do tipo realizado pela blogueira Dany Fernandez, uma das integrantes do Blog Barato Literário no mês passado, ou pelo organizado pelo grupo Indie Whovians, fãs de 'Doctor Who', que acontecerá esse mês.

A livraria também possui no subsolo o Teatro Eva Herz, que ganhou o nome da fundadora das livrarias, que ao precisar aumentar o orçamento familiar, após fugirem da perseguição nazista ocorrida na Segunda Guerra Mundial, passou a alugar livros. Em 1950, para incrementar o negócio, os livros também passaram a ser vendidos, até que em 1969 foi encerrado o serviço de aluguel e foi fundada a primeira Livraria Cultura.

Entre os eventos, estão alguns com o apoio da Digital Rio ou indicados por parceiros, como foi o caso do encontro literário realizado pela blogueira Dany Fernandez, de São Paulo, uma das integrantes do Blog Barato Literário.

Vale dizer que o Barato Literário já esteve no Rio, cobrindo a edição 2015 da Bienal do Livro que aconteceu em setembro desse ano.

O 1º Encontro do Barato Literário no Rio de Janeiro aconteceu no dia 10 de outubro (2015), que assim como a proposta sem fronteiras de levar a boa literatura pela internet, os integrantes do Barato Literário querem levar para outros estados o gosto pela leitura.

A organizadora Dany Fernandez trouxe para o evento três autores do fantástico sobrenatural, dois que escrevem o gênero fantasia e um de terror. Os autores de fantasia foram Eddie Van Feu e Renato Rodrigues, que junto com o autor de terror, que também é desenhista, Felipe Campos, trocaram várias ideias com os presentes.

Eddie Van Feu é autora de vários livros, entre os destaques estão 'O Portal', 'Uma Guerra de Luz e Sombras', 'O Trono Sem Rei' e 'A Espada dos Dragões'. Já Renato Rodrigues é autor dos livros de fantasia 'A Maldição dos Templos', 'Os Dragões de Titânia: A Batalha de Argos', 'Os Dragões de Titânia: A Dama da Montanha' e 'Os Dragões de Titânia: A Queda do César'.

O desenhista e autor Felipe Campos já foca suas histórias de terror na literatura infantil, mas com o objetivo de criar monstros 100% assustadores, que assustem e divirtam as crianças. Entre os livros já publicados estão os títulos 'Melina Menina', 'Excursão ao Parque do Terror' e 'Os Monstros são um Povo Engraçado'. (Mais sobre o encontro, clicar AQUI.)

Quanto aos encontros de fandoms, no fim desse mês acontecerá um dos fãs de 'Doctor Who'. O encontro será na próxima semana, no sábado, dia 21 de novembro. Batizado de The Day Of The Doctor, o encontro realizado pelo grupo Indie Whovians (fãs 'Doctor Who'), comemora a data oficial do lançamento da série britânica, que teve seu primeiro episódio exibido na TV no dia 23 de novembro de 1963, ou seja, a 52 anos. (Detalhe do encontro, clicar AQUI.)

Confira algumas das fotos da gigantesca e bela Livraria Cultura do Cine Vitória, tiradas no dia do encontro realizado pelo parceiro da Digital Rio, o Barato Literário, pelo também autor Ricky Nobre, as quais foram disponibilizadas na página da Eddie Van Feu.

(CLICAR NA FOTO PARA VER AMPLIADA.)


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Leia também no Blog Contos Sobrenaturais: Coluna Dicas Sobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário