quarta-feira, 14 de outubro de 2015

#CrimsonPeak - #AColinaEscarlate



A Universal e a Legendary, lançam para o Halloween 2015 'A Colina Escarlate' (Crimson Peak, 2015), a nova produção de Guillermo del Toro, que também dirigiu e escreveu o roteiro em parceria com Matthew Robbins.

Em 'A Colina Escarlate' temos um drama com doses de terror, um gênero de características marcantes em relação ao início da carreira do diretor, que também possui conteúdo sobrenatural, o qual tem o roteiro envolvendo fantasmas (seguindo o estilo de 'A Espinha do Diabo').


A trama se passa numa época que todos buscavam criar engenhocas fantásticas com o objeto de lucrar e Thomas Sharpe não era diferente. O inventor britânico vai até a América para conseguir sócios que invistam em um de seus inventos e também empreendimento; o qual tem como objetivo extrair do solo das terras de sua família a argila cor de sangue para uso em construções.

Como a maioria dos filmes autorais de Guillermo Del Toro, não trata-se de um mero filme de terror sobrenatural, a narrativa dramática foca nos personagens, suas escolhes e trajetórias. Pelos temas um tanto adultos contidos no complexo roteiro, não é um filme sobrenatural que deva ser vistou por jovens, talvez só os com uma referência cinematográfica mais madura, com 16 anos para mais, e fãs de carteirinha dos filmes do gênero do diretor.


Vale dizer que na nova produção, Guillermo del Toro trouxe de volta para a telona uma narrativa cinematográfica feita aos moldes de filmes pré efeitos digitais (como 'Drácula de Bram Stoker'), mesmo que tenha alguns recursos tecnológicos atuais incluídos na edição final. O que dá ao filme toda a beleza das produções anteriores a era digital, sem baixar a qualidade, tornando um ótimo exemplo de filme que mistura bem técnicas antigas a novas tecnologias.

A fotografia sombria e edição sonora muito bem trabalhada, não só finaliza a produção de encher os olhos, mas consegue dar "vida" a mansão na Colina Escarlate.


Quanto a história, inicia com a personagem de Mia Wasikowska, Edith Cushing, uma jovem americana, filha única de um viúvo muito rico, a qual possui um dom muito peculiar, a capacidade de vê aqueles que já morreram.

Dom que ela tenta ignorar, mantendo sobre controle ao focar suas atenções a arte de escrever, buscando se tornar uma escritora como algumas poucas mulheres da época, para assim mantê-lo esquecido no fundo da mente. Porém é quando Edith conhece os irmãos britânicos Sharpe, interpretados respectivamente por Tom Hiddleston, como Thomas, e Jessica Chastain, como Lucille; que o seu dom começa a se manifestar de forma descontrolada.


O filme tem uma boa dose de mistério no decorrer dos acontecimentos, então para evitar spoilers, apenas fica a recomendação e o convite para conhecer as minas de argila vermelho-sangue na propriedade Allerdale Hall, dos irmãos Sharpe.

'A Colina Escarlate' já estreou no Brasil, oficialmente só no Rio de Janeiro, no Festival do Rio, mas o filme estreia na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, nos cinemas de todo o país (até o momento, confirmado apenas em cópias legendadas, em versão 2D).

Leia+: #CrimsonPeak

Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Nenhum comentário:

Postar um comentário