quinta-feira, 1 de outubro de 2015

#TheWalk - #ATravessia



'A Travessia' (The Walk, 2015) é baseado no livro de Philippe Petit 'To Reach the Clouds: My High Wire Walk Between the Twin Towers Kindle Edition', de 1984, que trata-se de um relato detalhado de uma das maiores façanhas já realizadas, a travessia (que ele fez) entre as Torres Gêmeas do World Trade Center em uma corda.

Com direção de Robert Zemeckis, que também assina o roteiro junto como Christopher Browne, o filme narra a história do francês Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), um artista de rua e equilibrista dos mais talentosos, que ficou famoso por sua caminhada ilegal entre as Torres Gêmeas do recente inaugurado complexo do World Trade Center, em Nova York, no dia 7 de agosto de 1974.


Na época, com apenas 24 anos, ele não só ousou caminhar numa corda de aço entre as duas torres do World Trade Center, que ainda estavam sendo concluídas na época, mas atravessou num total de 8 vezes.

A façanha realizada por Philippe Petit com ajuda de alguns poucos cúmplices, incluindo o fotógrafo que registrou a travessia, teve 6 anos de planejamento, pois além de perigosa, era ilegal.

O roteiro conta com uma narrativa leve, mesmo com toda carga emocional contida na história, onde o protagonista também é o narrador, relatando todos os acontecimentos do topo da Estatua da Liberdade, com as torres ainda presentes ao fundo na paisagem da cidade de Nova York.


O filme é o relato fiel dos acontecimentos, com um toque de arte e paixão que o ator Joseph Gordon-Levitt passou de forma magistral. Ele incorpora toda a paixão daquela louco ato, desde a "inspiração", que aconteceu enquanto no consultório do seu dentista em Paris, quando viu a foto das torres pela primeira vez em uma revista. Até o momento que decidiu retornar a corda, após já ter atravessado de uma torre para outro.

Além da magnífica atuação de Joseph Gordon-Levitt, temos uma fantástica reprodução de época, desde as roupas a Paris e Nova York dos anos de 1970. Incluindo o trabalho de tirar o fôlego de fotografia e uso de camera 3D, que faz o público se sentir nas ruas das duas cidades, em um passado não tão distante e subir junto com o protagonista até o topo das Torres Gêmeas. Impossível não mergulhar na louca paixão de Philippe Petit.


Feito de forma a encantar, o filme também emociona muito em dados momentos, não só por tudo que o artista e seus companheiros passaram para realizar o feito, mas pela homenagem sutil da perda de uma das mais belas estruturas arquitetônicas já construídas e de tantas vidas que se foram com as torres.

Super recomendado em 3D, 'A Travessia' é um filme para ser visto em salas de alta resolução. Com distribuição Sony Pictures, estreia oficialmente nos cinemas em todo o Brasil na próxima quinta-feira, dia 8 de outubro. No entanto, a partir de hoje acontecem pré-estreias em diversas cidades brasileiras em salas Premium Large Formats (de tela gigante), como IMAX e XD, além de salas VIPs selecionadas. O filme será lançado em versão 2D e 3D.


Leia+: A Travessia

Nenhum comentário:

Postar um comentário