terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Ilha do Milharal



'A Ilha do Milharal' (Simindis Kundzuli, 2014) tem direção de George Ovashvili, que também assina o roteiro, junto com Roelof Jan Minneboo e Nugzar Shataidze. No entanto, os roteiristas não devem ter feito nada além de organizar as cenas para o diretor, já que é um filme 100% de diretor, o que significa basicamente uma produção focada na narrativa visual. Onde o roteiro não tem quase diálogo e não há desenvolvimento de personagem, os quais são meros objetos de cena, tão importantes quanto o restante da paisagem.

Um típico filme para exibição em festival, pois além de cuidadosamente filmado, com uma impecável fotografia, assinada por Elemér Ragályi, a linguagem cinematográfica é bem restrita. Com certeza é um ótimo filme para quem estuda cinema, mesmo que em alguns pontos exista falhas dado a necessidade pessoal do diretor em escolher não esclarecer qualquer dúvida na narrativa, só para manter o foco nas imagens. Porém quem é fã desse tipo de produção com toda certeza vai curtir muito o filme.


Mesmo focando a construção narrativa de 'A Ilha do Milharal' praticamente só nas imagens, o uso de um dos clichês mais comuns em filme do tipo, usado particularmente por um diretor, foi incluído na produção. Quem conhece bem esse tipo de estrutura narrativa vai perceber logo "a lolita", um tipo de personagem bem comum em produção feita para festival, mas que em 'A Ilha do Milharal' é praticamente um recurso na trama, para quebrar um pouco o estigma de objetos de cena dos personagens.

A narrativa gira em torno de uma ilha, com a natureza como uma espécie de vilã, estruturada de forma bem realista e usando um ritmo extremamente lento para mostrar ao público como o pequeno pedaço de terra, no meio do rio, pode ser transformado pela mão do ser humano. Da casa sendo levantada a plantação de milho surgindo, tudo é feito a mão, tábua a tábua, semente a semente.


A casa com um único cômodo, onde vive o velho e a menina, com o milharal a volta, está em meio a uma terra de conflito, que mostra que a vida continua, mesmo que o mundo a volta esteja acabando.

O filme 'A Ilha do Milharal' estreia no Brasil no dia 5 de novembro, com cópias legendadas. Vale dizer que não é um filme que conte com atrativos que vá despertar o interesse do público em geral, só mesmo quem já conhece o tipo de produção que deve curtir.


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Nenhum comentário:

Postar um comentário