sábado, 31 de outubro de 2015

#AnoDoAlmanaque - Trilogia #BackToTheFuture

CHEGAMOS!

O ano é 2015 e após 30 anos desde a estreia do primeiro filme da trilogia 'De Volta Para O Futuro' (Back To The Future), a Digital Rio não iria deixar de aproveitar a ocasião para falar dos filmes que formam uma das trilogias mais fantásticas de viagem no tempo já produzidos, na Coluna Falando de Cinema.


De Volta Para o Futuro - 1985


Clássicos são sempre clássicos. Não importa se são antigos ou novos. Certos filmes tem o poder de mexer com você de uma forma que nenhum outro filme irá fazer. Esse é o meu caso com a trilogia 'De Volta Para o Futuro' estrelada por Michael J Fox, Christopher Loyd e Lea Thompson em 1985 e que conta a história do jovem adolescente Marty Mcfly (Michael J Fox) que viaja no tempo em uma máquina do tempo em um Delorean criada pelo cientista Doc Brown (Christopher Loyd).

De 1985, Marty viaja até o ano de 1955 no passado de Hill Valley, cidadezinha californiana onde morava com a família. O único problema é que assim que volta no tempo ele acaba esbarrando nos pais e atrapalhando o primeiro encontro deles, colocando em risco a sua própria existência. Ele contacta então a versão de 1955 de Doc para ajudá-lo não somente a fazer com que seus pais se apaixonem novamente mas também ajudá-lo a voltar para 1985.

Dirigido por Robert Zemmeckis (O Voo) e produzido por Steven Spielberg (Jurrasic World ) e roteirizado por Robert Zemmeckis e Bob Gale (Os Saqueadores), o filme contém de tudo um pouco para todos os gêneros e gostos comédia, drama, romance, aventura, ficção científica e musical. É engraçado que sempre que revejo esse filme, consigo notar novas referências e detalhes que não havia notado antes.

O roteiro bem elaborado de Bob Gale e Zemeckis é impecável tanto no primeiro filme como nas sequências e é difícil encontrar erros crucias nos filmes. A direção de Zemeckis também é certeira mostrando os ângulos certos necessários para a história.

A escolha do elenco também foi importante já que o filme não seria o mesmo sem Michael J Fox, Chritopher Loyd e Lea Thompson no elenco. Outros atores do filme também merecem destaque mas esses três fizeram por merecer, especialmente Fox que teve que se desdobrar em dois na época para conseguir não só concluir o filme, mas também filmar o seriado 'Family Ties' sem interferências em nenhum dos dois trabalhos. Christopher Lloyd está hilariante como seu cientista louco e Lea Thompson está adorável na versão jovem de sua personagem. Os efeitos especiais é um dos grandes atrativos do filme juntamente com o seu roteiro que por si só já merece destaque. As cenas em que Marty viaja no tempo no DeLorean são de tirar o fôlego e com certeza marcaram a história do cinema.

O filme da Universal Pictures chegou a ter seu roteiro enviado para a Disney, mas foi negado por conta do tema incesto (afinal a mãe de Marty, Lorraine interpretada por Lea Thompson, apaixona-se pelo filho no passado). Outra curiosidade interessante é que uma das alternativas de máquina do tempo seria uma geladeira mas logo foi descartada já que os produtores ficaram com medo das crianças brincarem nelas e ficarem presas depois (coisa que acontecia muito nas geladeiras da década de 80). O filme chegou a ter seu roteiro recusado 40 vezes por outras distribuidoras antes da Universal Pictures finalmente aceitar distribui-lo.

Outros fatos curiosos sobre o filme foi a mudança da atriz que fazia Jennifer, a namorada de Marty no filme. Claudia Wells que aparece somente no primeiro filme foi substituída por Elizabeth Shue (Chasing Mavericks) nos filmes posteriores já que a mãe de Wells adquiriu câncer na época. Outra curiosidade interessante é que Michael J Fox quase não estrelou a trilogia porque na época estava comprometido com o seriado 'Family Ties' (Caras e Caretas no Brasil) e foi substituído temporariamente por Eric Stoltz (Happy Hour). Os produtores e o próprio Stoltz admitiram que o ator não era certo para o papel e Fox pôde voltar ao papel contanto que não perdesse nenhum dia de gravação ou tivesse nenhum episódio rescrito. O ator que dormia cerca de 5 horas por noite ainda foi proibido pela produção do seriado de participar das turnês mundiais para divulgação do longa.

Em 2010, o primeiro filme fez 25 anos desde o seu lançamento e comemorou essa data com o lançamento da trilogia em Blu Ray.


De Volta Para O Futuro II - 1989

CRÍTICA PUBLICADA NO DIA 21 DE OUTUBRO DE 2015 NO TABULA RASA

Hoje é um dia muito especial para todos os fãs da trilogia 'De Volta Para o Futuro' (Back to the Future, 1985). A trilogia completa 30 anos. Mas vai além disso, hoje também é a data escolhida em que Marty Mcfly e Doc Brown vão ao futuro para resolver os problemas dos filhos de Marty e Jennifer. Se você leu a minha crítica da primeira parte da trilogia de 1985, lembra que Marty (Michael J Fox) era amigo de um cientista louco (Christopher Loyd) que inventa uma máquina no tempo em um carro De Lorean. Um acidente acaba fazendo com que Marty volte no tempo na máquina do tempo fazendo com que ele interfira no encontro de seus pais, impedindo-os de se conhecer. E agora com a ajuda do Doc de 1955 ele tem que mudar isso ou sua própria existência poderá ficar em perigo.

Já na segunda parte que foi lançada pela Universal Pictures em 1989, Marty e Doc chegam ao futuro de 21 de Outubro de 2015 (hoje!!!!!!) para impedir que o filho de Marty, Martin Jr (também interpretado por Michael J Fox), vá parar na cadeia por conta de participar de uma trama com Griff, neto de Biff (ambos interpretados por Thomas F Wilson). Marty consegue evitar um desastre mas acaba inventando outro ao comprar um Almanaque de Esportes com predições para o futuro por 50 anos. O que ele não esperava era que o próprio Biff do futuro fosse ouvir uma conversa entre Marty e Doc, e voltar nos anos 50 e se dar o próprio Almanaque para faze-lo o homem mais poderoso de Hill Valley. E com isso, Marty e Doc precisam voltar no tempo novamente para o ano de 1955 para consertar o espaço continium temporal com a realidade alternativa que foi criada.

Infelizmente, vemos muito pouco do ano de 2015 mas foi para dar somente um gostinho na boca da geração dos anos 80 de como poderia ser o ano de 2015. Dirigido por Robert Zemmeckis (A Travessia) e roteirizado por Bob Gale (Carros Usados), eles mostram aspectos tecnológicos que realmente se tornaram realidade mas outros, ficaram somente na imaginação de seus criadores. Então nada de carros ou skates voadores, laços de tênis que se amarram sozinhos, jaquetas auto-secantes, pizzas hidratantes que ficam prontas em cinco segundos, robôs que passeiam com cachorros mas em compensação temos os hologramas, óculos que lembram os óculos-fone do filme, tvs de tela plana, video conferências tipo o Skype entre outros tipos de tecnologia previstas no filme.

Diferente do primeiro filme, o grande plot do segundo é mostrar como é perigoso tentar mudar o futuro para benefício próprio, como ficar rico. E o próprio Marty vê que as consequências de seu ato impensado, acabam sacrificando sua família. E agora ele precisa correr contra o tempo (figurativamente falando!) para mudar isso.

'De Volta Para o Futuro II' (Back to the Future II, 1989) pode ser um filme um pouco mais sombrio que o primeiro filme da trilogia, mas continua sendo leve, divertido mas ainda assim mostrando como é perigoso tentar mudar a sua própria linha do tempo. Ele foi rodado ao mesmo tempo que a terceira parte da trilogia que foi lançada no ano seguinte, em 1990 concluindo a saga. Michael J Fox e Christopher Loyd continuam sendo a melhor parte dos filmes. A química entre os atores é ótima e acrescenta muito a história do filme. Seria impossível contar essa história com outros atores.

O Futuro finalmente está entre nós! Pois esse é o Ano do Almanaque!


De Volta Para O Futuro III - 1990


Para concluir as comemorações dos 30 anos de 'De Volta Para O Futuro', a crítica de 'De Volta Para O Futuro III' (Back to the Future III, 1990) que foi lançado um ano depois da Parte II, concluindo a saga da melhor trilogia feita nos cinemas, fechando com chave de ouro a história desses personagens icônicos.

No final de 'De Volta Para o Futuro II', após conseguir pegar o Almanaque dos Esportes de Biff de volta, e queimá-lo restaurando a versão correta de 1985, Marty e Doc estão prontos para voltar para casa quando de repente Doc é atingido por um raio e é mandado junto com o DeLorean para 1885. Marty recebe uma carta do amigo que estava em posse da Sociedade Histórica de Hill Valley por 90 anos.

Ele então imediatamente corre para a versão de Doc de 1955 que havia acabado de mandar Marty para 1985. Quando ele vê Marty novamente ele desmaia e Marty é obrigado a levá-lo para casa. Depois de explicar tudo e descobrir que Doc vem vivendo como ferreiro no Velho Oeste em 1885 eles decidem desenterrar o DeLorean de uma mina para que Marty possa voltar para casa. Eles acabam descobrindo que Doc foi morto por Buffort Tennant cinco dias depois de ter enviado a carta e Marty decide ir até o Velho Oeste para salvar a vida do amigo. O que parecia ser algo fácil depois que ele chega lá, mas o adolescente quase é morto pelo tataravô de Biff se não fosse pelo amigo cientista.

Nos dois primeiros filmes, vimos que Marty sempre agiu com o coração e que a emoção dominava suas ações como acontece quando ele se enfeza quando chamam ele de “covarde” no segundo filme e fez com que ele destruísse sua mão em uma corrida de carros impedindo-o de tocar guitarra. Já Doc sempre foi a razão da dupla, usando a ciência para tudo em sua vida. Nesse filme vemos uma troca de papéis entre os dois amigos a partir do momento que Doc se apaixona pela professora Clara Clayton (interpretada por Mary Steenburgen) que ele salva sem saber se tratar de uma professora que ganhou o nome de uma ravina em sua homenagem. Apaixonado desde o começo que a conhece, Doc começa a pensar em ficar em 1885 mesmo que seja morto por isso, mas Marty acaba convencendo-o de voltar para casa embora isso faça com que Doc tenha que partir o coração de Clara.

Nesse filme, também conhecemos antepassados de Marty, Seamus (interpretado por Michael J Fox) e Maggie (Lea Thompson) Mcfly, além do bebê William, o primeiro Mcfly nascido na América do Norte já a família Mcfly é descendente de Irlandeses. Seamus e Maggie lhe dão alguns conselhos, especialmente depois que Marty aceita duelar com Bufford no meio da cidade. E logo na mesma data em que Doc seria morto.

Usando o nome de Clint Eastwood, o adolescente teme por sua vida assim como pela vida do amigo. Quando a hora do duelo vai chegando perto, eles ainda precisam deixar tudo pronto para o DeLorean voltar para 1985 já que o combustível que ele usava antes foi furado e não existirá um posto de gasolina em 100 anos. Então a maneira que eles arranjam para empurrar o DeLorean na velocidade requerida, é o DeLorean ser empurrado a 90 kms por hora por um trem. O horário marcado para a volta para casa é o mesmo do duelo e Doc ainda desmaia depois de tomar uma dose super forte de Whiskey, já que ele não é tolerante para bebidas. Marty ainda precisa trazer o amigo de volta a conciência, tudo ao mesmo tempo. Será que ele consegue? E o mais importante, será que eles conseguem voltar para o futuro?

A química entre os personagens continua ótima e foi uma ótima ideia dar um par romântico para Doc. Ele fica completamente adorável apaixonado. Também foi ótima a introdução de Seamus e Maggie com Michael J Fox e Lea Thompson interpretando outros personagens (e sem o risco de parecer nojento como era o caso de Lorraine de 1955 estar apaixonada por Marty sem saber que ele era seu filho do futuro). O figurino de 1885 ficou bem adequado a época em que o filme se passa, tanto para os homens como para as mulheres. E a fotografia e trilha sonora estão fantásticas também. John Williams como sempre fazendo um trabalho fenomenal.

Dirigido por Robert Zemeckis, escrito por Bob Gale e produzido por Steven Spielberg, o filme fecha com chave de ouro essa trilogia inesquecível com uma cena emocionante entre Marty, Doc, Clara e Jennifer.


Jennifer: Doutor Brown, eu trouxe essa nota do futuro mas foi apagada.
Doc: Claro que foi apagada!
Jennifer: O que quer dizer?
Doc: Significa que o seu futuro ainda não foi escrito. O de ninguém foi. O seu futuro é o que você quiser que ele seja. Então faça um bom para você dois.
Marty: Faremos, Doc.



Leia+: #AnoDoAlmanaque

Leia também a Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado

Essas e outras críticas, podem ser lidas também no Portal Tabula Rasa:
http://tabularasa.com.br/

LEIA TAMBÉM
De Volta Para O Futuro - Os Bastidores da Trilogia, publicação Darkside Books (Resenha):
http://tabularasa.com.br/literatura/livros/resenhas/2015/10/resenha-de-volta-para-o-futuro-os-bastidores-da-trilogia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário