terça-feira, 10 de abril de 2012

TITANIC - O Coração do Oceano



Hoje a exatos 100 anos se iniciou uma jornada em direção, aquele que seria visto como uma das maiores tragédias da história da humanidade, graças a arrogância humana. No entanto, o filme de James Cameron que leva o nome do navio que protagonizou tal tragédia, TITANIC, é um marco do cinema mundial e uma das melhores produções cinematográficas de todos os tempos. Com toda a certeza quem nunca viu TITANIC, ou ainda não tem idade para ver e entender filme do gênero, ou vive em algum lugar longe de qualquer tecnologia audiovisual. Até podemos dizer que todo mundo já viu, mesmo que uma vez na vida, seja no cinema ou na TV, isso não vem ao caso, mas viu.

Hoje, na exata manhã em que a cem anos atrás os passageiros do TITANIC embarcaram rumo ao iceberg, eu tive a chance de retornar ao navio, que volta aos cinemas de todo mundo. Aqui no Brasil, chega na próxima sexta-feira, 13 de abril.

Em uma Cabine para a Imprensa no IMAX do UCI NYCC do Barra Shopping, a imprensa carioca foi convidada a embarcar no TITANIC, para viver essa emocionante história agora em 3D.

Eu, como fã, já tinha a certeza que não perderia a chance de rever o filme no cinema por nada e adorei poder comparecer a Cabine de hoje e revê-lo em um dia tão significativo.

A minha opinião sobre o filme não só continuou intacta desde 1997, quando foi lançado, mas se aprimourou, por assim dizer. Porque James Cameron é um dos diretores visionários do cinema, e enquanto eu revia o filme, ficava deslumbrada, imaginando que mesmo que a tecnologia do 3D ainda fosse pouco desenvolvida na época, na questão artística cinematográfica, ele parecia ter vislumbrado o futuro. Imaginou que um dia o filme ganharia o formato 3D, pois há certos recurso de filmagens que são atualmente típico para a filmagem com essa tecnologia, a qual difere em alguns aspectos das filmagens em 2D.

O que me leva a dizer que o diretor de TITANIC, já flertava com o 3D de certa forma quando filmou a história do naufráfio, ou pelo menos já ensaiava alguns recursos visto atualmente em filmes que usam tal tecnologia.

Se o filme de Cameron já era um espetáculo visual fantástico em 1997, o diretor conseguiu transformar a versão em 3D do TITANIC, em uma obra cinematográfica que mesmo após 15 anos ainda é emocionante de se ver.

Ver novamente no cinema a intensa história dos jovens amantes inspirados na peça de Shakespeare, como Cameron sempre falou, onde o romance estilo Romeu e Julieta é introduzido a dramática tragédia do TITANIC, é uma experiência fantástica. Conseguindo fazer o filme, de roteiro bem escrito e desenvolvido de forma admirável, ainda mais grandioso.

Um roteiro com um romance fictício, ambientado em um acontecimento real, introduzindo personagens ficcionais em meio as pessoas que viveram aquela tragédia e morreram no TITANIC. Que foi desenvolvido de forma brilhante, apaixonante e emocionante, para que mesmo o mais durão dos homens, se emocionem. (Mesmo que negue depois.)

Não se trata de um filme romântico, tão pouco um drama trágico. TITANIC é uma analogia de nossa sociedade, como analisou brilhantemente Cameron no documentário sobre os '100 anos do naufrágio do Titanic'. Um sociedade que infelizmente ainda dá maior valor ao dinheiro da minoria afortunada, negligência os desprovidos de recursos e que só percebe que todos somos seres humanos, quando algo realmente caótico acontece em suas vidas. É nessas horas que as máscaras caem e vemos o quanto os ditos fracos, podem se mostrar fortes e corajosos, assim como os durões podem ser fracos.

TITANIC, sem dúvida, é um dos filmes mais grandiosos já feitos, o qual merece ser visto por aqueles que ainda não virão no cinema. Assim como ser revisto por aqueles que já viram, porque, credite, depois de ver 'Titanic 3D' sua impressão será outra. Eu não só constatei o talento visionário de James Cameron durante as horas de exibição do filme, mas também que se não viu o TITANIC no cinema em 3D, não o viu em sua total grandiosidade. (É uma experiência incrível e recomendo as salas IMAX, como a do UCI NYCC, caso tenha em sua cidade, porque o audio e também visual se superam.)

Durante as horas a bordo do TITANIC, em 3D, pude experimentar uma sensação quase real de estar lá, a impressão que a água que invadia o navio ia tocar meus pés a qualquer momento, assim como o som dela "invadindo" o local. Senti-me quase afogada em alguns momento, enquanto em outros estava a salva dentro do bote com os sobrevivente, só para voltar e estar preste a mergulhar nas águas gélidas do Atlântico. Porém o mais incrível de tudo é que também tive vontade de gritar 'Sou a Rainha do Mundo', enquanto acompanhava Jack e Rose por tão memorável transatlântico.

A história de TITANIC, tem foco em um romance, mas é um filme com muita ação, a qual se desenrola durante a trágica viagem inaugural do R.M.S. Titanic, em 1912. O Titanic era o orgulho da empresa White Star Line de transporte marítimo de passageiros. Feito para ser o mais luxuoso e inovador navio de passageiros da época, o 'navio dos sonhos'. Aquele que nunca iria afundar. Em meio aos passageiros e tripulação que a vida de Rose e Jack se encontram. Rose DeWitt Bukater (interpretada por Kate Winslet) é uma jovem noiva, filha de uma família de prestígio, mas falída é forçada a um casamento arranjado pela mãe. Sua vida sem esperança da uma virada de 360º, quando em seu caminho surge Jack Dawson (interpretado por Leonardo DiCaprio). Jack mostrar a Rose um novo mundo e também dará esperanças de uma vida melhor.

O filme TITANIC foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11. (Na minha opinião merecia os 14.)


Curiosidade sobre a conversão em 3D

As minhas impressões iniciais, foram confirmadas após saber que para James Cameron, o qual já estava na vanguarda da tecnologia 3D há mais de uma década, pois para o diretor a arte do cinema em múltiplas dimensões era o passo seguinte a explorar.

Mesmo que Cameron só tenha explorou o uso criativo do 3D em 2001, com certeza já tinha um olho técnico para a tecnologia. Que tempos depois deu origem a outro sucesso, o filme AVATAR.

Em 2011, o diretor fundou o James Cameron-Pace Group com Vince Pace, para investir no desenvolvimento da tecnologia do 3D no mundo. Criaram o Sistema Fusion de Câmera, que se tornou o principal sistema de câmera estereoscópica mundial.

Nas palavras do próprio Cameron: "Sempre achei que as tecnologias que estavam despontando permitiriam o advento de um incrível futuro em 3D. E sempre acreditei que o melhor uso do 3D seria o de envolver mais completamente o espectador, trazê-lo para dentro da tela, para viver o momento junto com os personagens."

Assim como o diretor, eu também concordo que o filme TITANIC deve ser visto no cinema e a conversão para o 3D não só permitiu o seu retorno as telonas, mas trouxe a emoção de levar o espectador para dentro do navio junto com Jack e Rose.

O diretor sempre teve um carinho especial pelo filme TITANIC e seu trabalho cuidadoso e impecável na produção do filme só confirma isso. No entanto, ele não deixou de arregaçar as mangas e participou de cada etapa da conversão do filme para 3D. Ele se reuniu com o produtor Jon Landau para cumprir a tarefa, pois também pensávamos em uma nova geração que nunca teve a chance de ver esse filme no cinema. E Jon Landau confirmou em palavras o que eu constatei após rever o filme em 3D.

"Na verdade, a tecnologia 3D é perfeita para as muitas cenas de TITANIC...", comentou Jon Landau, "...Ela puxa a platéia para dentro da cena e torna a experiência mais tangível. Eu espero que essa conversão de TITANIC, faça cineastas perceberem que a tecnologia 3D é tão útil para filmes dramáticos..." [Não só para a filmes de ação.]

Jon Landau ainda falou: "Desde a sensação de estar compartilhando a mesa de jantar com Kate e Leo até subir na proa junto com eles, as pessoas vão se surpreender com essa experiência ainda mais envolvente dentro da história." (Eu bem que tentei pegar um certo colar...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário