quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fim de Ano com ópera nos cinemas UCI

No sábado, dia 1 de dezembro, foi transmitido ao vivo do Metropolitan Opera de NY, a belíssima apresentação de 'A Clemência de Titos'. A primeira desse mês, de três que serão transmitidas nas primeiras semanas de dezembro, antes do recesso das festas de fim de ano.


As próximas óperas são 'Um Baile de Máscaras', dia 8 de dezembro (próximo sábado), e 'Aida', no dia 15 de dezembro. E estamos ainda no meio da temporada, pois o 2013 começará com 'Os Troianos', no dia 5 de janeiro.

O Met Opera é uma das mais famosas opera house do mundo e oferece a rara oportunidade de vermos obras espetaculares e consagradas sem precisar ir a Nova York. Clássicos como o grandioso épico de Berlioz, que não é apresentado no Met Opera desde 2003. Então anotem nas agendas e curtam o verão carioca, nesse fim de ano e o início de 2013, no conforto gélido de um cinema UCI, assistindo as mais belas óperas, transmitidas ao vivo. (Para saber mais das transmissões do mês, veja o post anterior clicando AQUI.)

A Clemência de Tito

'A Clemência de Titos' trata-se de um clássico de Morzat. Uma história envolvente e interessante, que seguindo a linha típica da óperas italianas, contém muito drama e momento cômicos. Giuseppe Filianoti da vida ao imperador Tito, enquanto Barbara Fritolli é Vitélia, uma mulher que não mede esforços para conquistar seus objetivos, mesmo que precise jogar amigos um contra o outro, enganar e trair.

Uma incrível história, repleta de intrigas, dramas e reviravolta, onde o jovem Sesto é o foco principal, fiel súdito e amigo do soberano Titos, é interpretado pela talentosa Elīna Garanča.

Uma mulher interpretando um homem? Sim, na verdade, duas no palco tomam o lugar de homens entre o elenco maravilhoso que cantava tão belamente, quanto interpretavam.

Ambas roubam a cena ao interpretarem homens, pois além de Elīna Garanča, que faz Sesto, Kate Lindsey faz o papel de seu grande amigo, Ânio. Ambas interpretam tão bem seus respectivos papeis, que por vários momentos se esquece que não são dois rapazes no palco.
Kate Lindsey, que além de Ânio, já interpretou vários outros personagens masculinos em óperas, como informou a mestre de cerimônias, para o público nos cinemas, que sempre fala rapidamente com o elenco e equipe durante os intervalos.

Ao ser questionada quanto ao fato de optar pelos papéis masculinos, simpática e brincalhona, Kate Lindsey revela que as roupas dos homens são melhores, permitem mais liberdade no palco, fazendo referência ao espartilho apertado e vestido longos que a amada de seu personagem usa em cena, arrancando risadas de quem na platéia do cinema entendia inglês. Infelizmente só a ópera tem legenda em português, a parte com a mestre de cerimonia, que inclui bate-papo com o elenco e equipe, é em inglês sem legenda.

Para quem não conhece muito de ópera, há tipos de vozes específicas para os papéis e se no passado as mulheres eram proibidas de atuar, no caso das óperas os papéis das personagens femininas eram feitos por homens castrados. Hoje em dia, além de participar de diversas produções em várias áreas artísticas, nas óperas, as mulheres interpretam papéis femininos e também ocupam o lugar de personagens masculinos, que na época que alguns dos clássicos foram compostos, eram interpretados pelos cantores castrados.

Na Idade Média, era praticada a castração de meninos cantores para a manutenção da voz infantil e também para ter um cantor masculino, cuja extensão vocal corresponde a voz feminina.

Na ópera a prática era muito usada para ter vozes para os papéis femininos e também para a maioria dos heróis, os quais eram muitas vezes escrito para um castrati (como os cantores castrados eram chamados). Por isso, nos dias atuais, esses papéis são frequentemente desempenhados por mulheres, ou por contratenores. No entanto, uma ópera feita para um castrati é difícil de ser cantada por outra voz, que não a feminina.

A história de 'A Clemência de Tito' fala de Vitélia, filha do imperador deposto Vitélio, que por ser despresada pelo atual imperador, Tito, trama contra ele. Para dar andamento ao seu plano, Vitélia pretende envolve Sesto, apaixonado por ela, mas também fiel a Tito. Logo alguém de confiança do imperador, que pode chegar até ele sem despertar suspeiras.

Enquanto isso, Ânio pensa em se casar com Berenice, a irmã do amigo Sesto, e faz planos. Pede a Sesto a mão da amada, o qual faz gosto de ter o amigo como marido de sua irmã. Só que a confusão está armada, quando Tito resolve ter Berenice como sua imperatriz. Sesto fica em um dilema cruel. Vitélia se aproveita e usa o amor de Sesto por ela e os sentimentos conflitantes dele em relação ao imperador, para convencê-lo a concretizar seu maquiavélico plano de vingança.

(Quem quiser ler mais detalhes sobre os atos da peça, há uma versão em português disponível no site do Met Opera, clicar AQUI para acessar.)

Além do Rio de Janeiro, as óperas nos cinemas UCI também são transmitidas em cinemas de São Paulo, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Juiz de Fora.

Para mais informações das trasmissões das óperas, compra de ingressos e programação no UCI, acesse:
www.ucicinemas.com.br
http://www.ucicinemas.com.br/met-opera

Para ler outras postagens sobre a temporada 2012/2013 do Metropolitan Opera veja: ucioperaNY

Texto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário