quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

#ODestinoDeJupiter - Jupiter Ascending



Os Wachowshi estão de volta as origens em 'Jupiter Ascending', com uma ficção científica de ação, assim como seu legendário 'Matrix', e roteiro 100% original.

Em 'Jupiter Ascending', que no Brasil foi batizado de 'O Destino de Júpiter', temos a fórmula de Matrix somada ao estilo de ficção científica de ação em moda e bem populares atualmente, ou seja, repletos de efeitos visuais e longas cenas de ação; mas sem deixar de lado o estilo de filmar e roteiro típico da dupla de cineastas.

Os Wachowshi ficaram muito conhecido pelos filmes da trilogia Matrix, onde usando roteiros padrões e comuns na ficção científica de ação, estruturados na clássica jornada do herói, incluíram entrelinhas que até hoje fazem muitos verem e reverem os filmes, até acharem e, principalmente, entenderem todas. Além de criarem visuais novos e de encantar fãs do cinema fantástico de ficção científica, trabalhando não somente na fotografia e efeitos visuais de tirar o fôlego, mas buscando inovar com a tecnologia disponível, reinventando formas de filmar.


Assim como na trama de Matrix, os Wachowski apresentam uma nova jornada do héroi, conhecida e adorada pelos gregos antigos, que virou padrão em muitos roteiros não só de ficção científica, mas de outros gêneros com foco na ação, mas que em 'Jupiter Ascending' possui diferenciais.

Isso porque o aparente roteiro padrão, muito previsível em alguns momentos, assim como vemos nos próprios filmes da trilogia Matrix, possui entrelinhas que devem fazer muitos dos sci-fi extreme surtarem.

De "Teoria da Conspiração" aos "Eram Os Deus Astronautas?" a dupla de cineastas desmistifica, de uma forma lógica e racional, vários mitos, lendas e crendices populares, sem polpar ninguém. Porém também conseguem manter o roteiro de ficção científica de ação, que permitirá que os que só curtem o gênero, vejam o filme sem manual de instrução, viajando por lugares onde nenhum ser humano jamais esteve... Ou talvez só não se lembre de ter estado.


Evitando spoilear, vale dizer que os fãs dos dramas de ficção científica (aqueles filmes mais "realistas"), talvez não curtam o filme, pois geralmente os que focam a visão na realidade, vão ver apenas a simplicidade do roteiro que é onde está a chave da genialidade dos Wachowshi, os quais colocam nas entrelinhas assuntos para décadas de estudos.

Entrelinhas que só os fãs do sci-fi extreme devem alcançar, a história atrás da história, a mensagem diante dos olhos que poucos vão ver e quem conseguir perceber, vai querer mais. Isso foi o melhor dos Matrix e é o que os Wachowshi novamente apresentam em 'Jupiter Ascending', uma visão além da mesmice do cotidiano humano.


No entanto, diferente da história anterior (trilogia Matrix), a trama da nova ficção científica dos Wachowshi deixa o universo masculino e é estruturado em um universo feminino, o que para os radicais da ficção científica, que não aceitam nada fora dos padrões tradicionais da jornada do herói, pode não agradar.

'Jupiter Ascending' conta a história de Jupiter Jones, uma jovem empregada doméstica, inteligente e de personalidade forte, a qual é de uma família russa de imigrantes que vive na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Jupiter tem uma vida difícil e não deixa de dizer a cada dia o quanto odeia sua vida.


Com uma trama focada na família e todos os pós e contras que os Washiwski destacam bem, a dupla de cineastas fazem uma espécie de "releitura" de várias lendas mundiais assim como teorias sobre assuntos tipo avistamentos alienígenas. De um ponto de vista mais racional e repleto de sarcasmo, que nem os mais radicais simpatizantes das teorias dos "astronautas antigos" seriam capaz de pensar, os cineastas explicam de forma mais lógicas e usando bem o conhecimento científico, muitos acontecimentos estranhos na Terra.

Por exemplo, com a engenharia genética explicam a criação da vida humana e coisas como a reencarnação. Também falam de uma forma irônica dos famosos avistamentos de OVNIs ou "Contato de Algum Grau", abduções, conspiração governamental e coisas do tipo.


Se desmistificar crenças populares das mais variadas não era o suficiente, a dupla também introduz os lendários ceifadores, descritos em várias crenças como senhores da morte, ao roteiro de 'Jupiter Ascending' de forma que se comportam como a versão japonesa, conhecida por shinigami.

A narrativa sobre Jupiter Jones é um roteiro do cinema fantástico de pura ficção científica e ação, para quem curte o gênero e não tem nada contra uma visão nova para a clássica jornada do herói, que neste caso está mais para jornada da heroína. Já para os sci-fi extreme será um deleite a parte, onde vão encontrar não só uma história intrigante, mas também inteligente e cheia de referências que para os estudiosos de plantão será uma atração extra.


O filme 'Jupiter Ascending' estreia nos cinemas do Brasil amanhã (quinta-feira, 5 de fevereiro), com cópias dubladas e legendas. Também inclui versão 3D IMAX, que é super recomendada para quem curte ver o gênero em 3D.

Leia+: O Destino de Júpiter

Nenhum comentário:

Postar um comentário