sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Falando de Cinema: Sniper Americano



'Sniper Americano' (American Sniper, 2014) é o novo filme do aclamado diretor Clint Eastwood (Menina de Ouro), estrelado por Bradley Cooper, que conta a história real do atirador de elite, das Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, Chris Kyle que vai para o Iraque para proteger outros soldados, enquanto deixa sua esposa e filhos sozinhos durante essa época.

Baseado no livro homônimo 'The Autobiography Of The Most Lethal Sniper In U.S. Military History' (Publicado no Brasil pela Editora Intrínseca simplesmente como 'Sniper americano'), o filme retrata não só a vida de atirador de elite de Chris Kyle, mas seus dramas psicológicos quando não estava em campo, pois mesmo quando vinha para casa para ficar com a mulher e filhos por algum tempo, ele não conseguia “desligar” da sua missão patriótica e acabou obcecado com isso; achando que poderia estar salvando mais vidas se estivesse no campo o tempo todo, mesmo que para isso significasse sacrificar seus momentos em família.


Indicado a seis estatuetas do Oscar desse ano, incluindo Melhor Filme, ator para Bradley Cooper, Roteiro Adaptado, Edição, Edição de som e Mixagem de som; o filme é produzido por Eastwood e Cooper, com um roteiro assinado por Jason Hall.

O filme é bastante tenso, devido a sua temática e tem cenas bastante fortes, especialmente as passadas no Iraque. Clint Eastwood mais uma vez nos brinda com sua impecável direção em seu novo longa, mostrando belas imagens e tomadas sobre a vida de Kyle. Bradley Cooper, que ganhou alguns quilinhos a mais para interpretar o atirador de elite que ficou conhecido pelo apelido de “A Lenda”, mereceu sua indicação ao Oscar e está muito bem no papel do atirador mais letal da história dos Estados Unidos.


A produção do filme está muito bem cuidada, com aspectos importantes para a caracterização dos personagens e da história em si, mostrando desde objetos de cena na parte de direção de arte, como a belíssima fotografia do diretor de fotografia Tom Stern (A Troca), assim como do desenhista de produção James J. Murakami, do editor Gary D Roach e da figurinista Deborah Hopper.

'Sniper Americano' está sendo distribuído pela Warner Bros Pictures entrou ontem em cartaz nos cinemas do Brasil (quinta-feira, no dia 19 de novembro).

Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário