quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Poder Paranormal



O filme 'Poder Paranormal' (Red Lights) é um ótimo suspense, com um toque de mistério sobrenatural, onde a questão do paranormal é abordado de uma forma mais científica. E como é prometido no trailer tem um toque clássico de um estilo que foi amplamente difundido entre os fãs da série de TV 'Arquivo X' (The X Files), onde tudo é cientificamente explica, mas sempre fica uma dúvida ou com uma questão a discutir.


A história já inicia com a dupla de estudiosos do paranormalidade Margaret Matheson, interpretada por Sigourney Weaver, e Tom Buckley, interpretado pelo ator Cillian Murphy, investigando um possível caso de casa assombrada. Um caso do mais clássico, pois nos Estados Unidos há inclusive listas dos mais diversos tipos de imóveis com fama de assombrados, de casas a quartos de hotéis famosos.

A dupla viaja o país em busca da verdade que está lá, dentro do próprio país, mas sempre descobre os farsantes. Porém a intenção não é simplesmente desacreditar é só buscar pela verdade... Que indica que os farsantes são ardilosos.


"Eu quero entender", diz um poster no escritório de Buckley, que fica em uma espécie de porão, chama atenção de quem conhece um pouco sobre a famosa série.

O filme também tem a participação de Robert De Niro, no papel do controverso médium Simon Silver, o qual é a pedra no caminho da dupla de estudiosos do paranormal. Fraude ou um paranormal legítimo, eis a questão?


Uma curiosidade, para quem conhece o trabalho de atriz de Sigourney Weaver e/ou é fã, nesse filme seu papel é praticamente de uma caça-fantasmas, só que bem mais cética que os colegas cientistas da franquia que leva tal nome. Alias, a trilha sonora e fotografia foram trabalhadas para lembrar os clássicos filmes sobrenaturais da época da produção dos filmes em questão.

Cillian Murphy, para variar, rouba a cena. Eu particularmente caço os filmes com o ator, de talento excepcional na minha opinião, e até agora não tive decepções. Para quem não conhece o trabalho do irlandês, um dos mais conhecidos foi na trilogia Batman, onde em 'Batman Begins' ele rouba as atenções no papel de Dr. Jonathan Crane.


O roteiro é muito bem escrito, a história muito bem amarrada as várias referências a famosos casos envolvendo paranormais e aos chamados arquivos x (que são casos misteriosos verdadeiros, que foram investigados pelo FBI, os quais até hoje nunca foram solucionados e que serviram de inspiração para a criação da série de mesmo nome). Por isso, creio que o fandom de 'Arquivo X', fãs de filmes que seguem o estilo de ficção feita nos mesmos padrões da famosa série e quem curte um bom suspense, carregado de mistério sobrenatural, devem gostar do filme 'Poder Paranormal'.

Dirigido por Rodrigo Cortés, o qual também escreveu o roteiro, o filme mostra ter sido feito por um diretor e roteirista talentoso, que também deve ser um fã da série 'Arquivo X'. Caso não seja, pelo menos fez direito o trabalho de casa, porque a riqueza nos detalhes será notada pelos fãs mais apaixonados e os que curtem uma boa pesquisa. Porém não atrapalham a compreensão dos leigos que virem o filme.


O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 21 de setembro de 2012.

Texto Original:
Blog do programa Contos Sobrenaturais de Anny Lucard. Leia sobre outros filmes de conteúdo sobrenatural na coluna Digital Rio na Cabine com o Contos Sobrenaturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário