terça-feira, 15 de maio de 2012

Ainda falando de 'Os Vingadores' de Joss Whedon

Após a segunda semana em cartaz nos Estados Unidos, o filme do diretor e roteirista Joss Whedon, 'Os Vingadores - The Avengers', continua no topo da lista de bilheteria. Ao bater o recorde de melhor fim de semana de estreia, que era de 'Harry Potter', arrecadando mais de U$ 200 milhões 'Os Vingadores' bateu novo recorde, o de maior arrecadação também na segunda semana de exibição. O filme faturou U$ 103,2 milhões nas bilheterias americanas, tirando o título do filme 'Avatar' de James Cameron (U$ 75 milhões).


Com isso, a assembléia dos heróis Marvel já superou 20 marcas de bilheterias, incluindo melhor abertura do verão e velocidade para chegar a marca de 250 milhões (o que fez em 6 dias).

Além disso, até o presente momento, o filme é o número 11 na lista de filmes com maior bilheteria de todos os tempos, passando 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' da DC, produzido de Warner Bros, que tenho que relembrar, demitiu Joss Whedon da produção do filme 'Mulher Maravilha', o qual recentemente revelou que também foi ignorado na hora da escolha da direção para a trilogia 'Batman'.

No que diz respeito aos filmes de Batman, não vou questionar o trabalho de Christopher Nolan em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' (o melhor sobre o herói já produzido) e nem os pequenos furos em 'Batman Begins' (como contratar a Senhora Tom Cruise para o papel de Rachel Dawes), pois não estragou o filme totalmente. Porém ainda tenho minhas dúvidas quanto a escolha dos vilões do novo filme, 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge'. Tenho a certeza que Joss Whedon, não se arriscaria, jogando todas as fichas em Bane para fechar a trilogia, com personagens muito mais interessantes no universo de Batman. E nem vou começar a falar da escolha de Anne Hathaway, para o papel da Mulher Gato.

Já que falamos da bilheteria da semana e das decisões erradas da Warner, tenho que comentar que a WB não está começando muito bem na abertura cinematográfica do verão americano, pois ficou em segundo lugar entre as estreias da semana e de um dos filmes mais esperada entre os fãs de vampiros, Tim Burton e Johnny Depp. 'Dark Shadows' (que aqui no Brasil só chega mês que vem com o título de 'Sombras da Noite') só arrecadou U$28,8 milhões em sua estreia, ofuscado pelo filme de 'Os Vingadores'. Uma pena que a WB não tenha tido bom senso e marcado algumas de suas estreias, com pelo menos umas 3 semanas de diferença em relação ao filme dos heróis da Marvel.


Por falar nisso, até o fechamento dessa postagem, não há notícias sobre a estreia do novo filme de 'Batman', que anteriormente tinha a estreia nos Estados Unidos, marcada para o mesmo dia que 'Os Vingadores'. Acreditamos que a WB, pelo menos nesse caso, tenha tido o bom senso de mudar a data. (No Brasil o filme só estreia em Julho.)

E após a confirmação dos executivos da Disney, atual dona da Marvel, que teremos 'Os Vingadores 2', também já afirmaram algumas das sequências de filmes solos dos heróis. "Os Vingadores não é apenas um filme, é uma franquia. É claro que as bilheterias foram impulsionadas pelos sucessos de 'Homem de Ferro', 'Thor' e 'Capitão América'. E por conta de 'Os Vingadores', poderemos partir para 'Thor 2', 'Capitão América 2' e 'Homem de Ferro 3'.", revelaram. Também confirmaram a produção do filme com o Homem Formiga, logo há grande chance dele participar de 'Os Vingadores 2'.


'Os Vingadores' já ultrapassou a marca mundial de U$ 1 bilhão e o filme custou cerca de U$ 200 milhos, o que é a prova que um bom roteiro sempre fará a diferença. Para quem viu o filme (se ainda não viu, pode ver sem medo), o roteiro conseguiu uma façanha, equilibrar a aparição de vários personagens principais, não deixando ninguém aparecer mais que o outro. Quem acompanhou a produção desde a pré, sabe que antes de Joss Whedon se envolver no projeto, a ideia inicial era fazer uma espécie de "Homem de Ferros e os Vingadores", pois o roteiro teria foco em Stark (Robert Downey Jr.), o que na opinião de Joss Whedon não seria algo legal, afinal o 'Homem de Ferro 3' já estava praticamente certo de acontecer. O diretor e roteirista afirmou que todos deviam ter destaque no filme, inclusive o vilão, o deus Loki, personagem interpretado por Tom Hiddleston. O ator inclusive, em entrevista, só tinha elogios para o roteiro de 'Os Vingadores', afinal o seu vilão Loki roubou a cena no filme. Em alguns momentos memoráveis, podemos reparar que o vilão teve um particular com cada um dos heróis e também com Nick Fury e o agente Phil Coulson. E a cena favorita do público entre todas, com toda certeza, é a com Hulk. (Veja maiores detalhes no video da entrevista do site Omelete, no post 'Os Vingadores' entre as 10 Melhores Estreias)

Joss Whedon também foi elogiado pelo trabalho com o roteiro equilibrado em outra entrevista, dessa vez dada por outro deus nórdico, o ator Chris "Thor" Hemsworth.

Em entrevista para a revista QG, Joss Whendon falou sobre seu trabalho em 'Os Vingadores', comentando que quando o contrataram, não tinha muita liberdade em dar opinião, por isso teve que lutar pela a personagem de Scarlett Johansson, que correu risco de não participar do filme. (O que Joss Whedon achou um erro grave. E eu e todos os fãs da Viúva Negra concordamos. A atriz estava incrível no filme!)


Por causa das experiências negativas com o pessoal da DC e Warner, Joss Whedon não ficou muito empolgado, quando foi chamado para conversar com o produtor executivo da Marvel. Além disso, estava trabalhado com a continuação da série de 'Buffy' em quadrinhos e investindo em produções para a web. Na época, o diretor e roteirista pensava apenas em dar alguns palpites no roteiro de 'Os Vingadores', que já estava parcialmente escrito por Zak Penn, aceitando até escrever algumas páginas com ideias para o filme. "Durante o processo da escrita me empolguei. Eu percebi, oh, sim, isso seria muito divertido", admite Joss Whedon, que acabou aceitando trabalhar com o pessoal da Marvel. A entrevista completa está em inglês e pode ser lida no site da revista. (Clicar AQUI para ler.)

Apesar de tudo, não dá para ficar triste com o fato de Joss Whedon não ter feito 'Batman', afinal os filmes do herói da DC nas mãos de Christopher Nolan ficaram bons, especialmente o 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'. Porém não se pode deixar de pensar que o pessoal da DC deve estar arrancando as calças pela cabeça, com a bilheteria mundial de 1 bilhão de 'Os Vingadores'. Não só pelo desempenho superior em relação a bilheteria de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', a menina dos olhos da Warner Bros junto a DC Comic, mas principalmente por conta de um outro filme de herói da concorrente da Marvel. Porque a WB demitiu Joss Whedon da produção do filme da 'Mulher Maravilha', que até hoje não foi produzido. (Fãs de Joss Whedon por todo mundo, gritando em seus respectivos idiomas, algo como o nossa brasileiríssima e "carinhosa" expressão CHUPA, ao pessoal da WB e DC.)

E para completar o "desespero" do pessoal da WB, só para constar, quando começaram a pré-produção do terceiro longa de 'Batman', Christopher Nolan bateu o pé e peitou os executivos da Warner, pois não aceitava a ideia de filmar em 3D. "Eu disse para aqueles caras que queria que tivesse o estilo consistente com os primeiros 2 filmes...", comentou o diretor. "Eu acho a imagem estereoscópica muito pequena e intimidante em seu efeito. 3D é um termo impróprio...", declaro em entrevista ao Sindicato dos Diretores da América (DAG). Na verdade tais comentários, parece que viraram "desculpa padrão" de alguns diretores, que não querem arriscar pela nova tecnologia, como aconteceu na época de transição do cinema mudo para o falado. (O que para desespero dos executivos dos estúdios, anda fazendo grande diferença na hora da arrecadação nas bilheterias, já que salas 3D e 3D IMAX tem preço maior em relação as de 2D.) Respeito o ponto de vista de Christopher Nolan, mas a ideia de que uma franquia é descaracterizada se for do 2D para o 3D, é totalmente errada e "imprópria". Um ótimo exemplo são as franquias cinematográficas de 'Resident Evil' e 'Underworld', que só ganharam com a produção de sequências em 3D.


K.R. (@ryu_kane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário