quinta-feira, 3 de abril de 2014

Falando de Cinema: Noé



O primeiro filme com temática bíblica depois de anos, produzido pela Paramount, 'Noé' (Noah), surpreende com um roteiro que foge aos padrões dos filmes bíblicos que costumam ser produzidos.

Com efeitos visuais de última geração, dignos do melhor Cinema Catástrofe, 'Noé' tem direção de Darren Aronofsky, que também assina o roteiro. O filme tem o ganhador do Oscar, Russell Crowe, interpretando Noé, junto de um elenco jovem e talentoso que conta com estrelas populares de franquias cinematográficas, Emma Watson, de 'Harry Potter', e Logan Lerman, de Percy Jackson; ao lado de Jennifer Connelly, Anthony Hopkins entre outros.


A história criada por Darren Aronofsky, escrita em parceria com Ari Handel, tem um roteiro surpreendente, pois pega a história oral do Dilúvio e Noé, que todo mundo conhece, mesmo que nunca tenha lido a Bíblia, e vai além.

Além das referências bíblicas conhecidas, há outras que mostra uma cuidadosa pesquisa, não só envolvendo as religiões que seguem os textos conhecidos por Velho Testamento, mas que também inclui referências fora deles, como lendas diluvianas de outras culturas e uma dose de ciência com a menção da Teoria da Evolução, como parte do processo do Criador.

O filme inicia mostrando Noé ainda garoto, com passagens de tempo que o leva ao momento em que o Criador revela, a ele em sonho, que haverá um Dilúvio e que, junto com sua família, precisa construir uma Arca onde levará dois animais de cada. Que no filme é bem mais que um casal de cada bicho, serão casais de cada espécie de animal existente na Terra.


Outra questão interessante do roteiro é que ao escrevê-lo, as pesquisas foram realmente profundas, com isso, além de mencionar Caim e Abel, Sete o terceiro filho de Adão e Eve, pouco conhecido e algumas vezes até confundido com o Deus egípcio Set, também é incluído a história.

É bom ressaltar que diferente do Deus egípcio, conhecido como o Deus das Tempestades e do Caos, o Sete bíblico era uma figura conhecida por sua bondade, assim como seus descendentes, basicamente o oposto do irmão Caim, que era tão "bonzinho" que matou o irmão deles, o Abel.


Ou seja, no roteiro os seres humanos que vivem na Terra antes do dilúvio são os decentes diretos de Caim e Sete.

Além de uma atuação brilhante de Russell Crowe, dois destaques em 'Noé' são os jovens atores Emma Watson e Logan Lerman, ambos com personagens fortes e carismáticos, com dramas pessoais muito específicos que ganham a atenção do público no decorrer do filme.

O roteiro de 'Noé' narra a história do homem escolhido pelo Criador para a grande missão de salvar os inocentes, antes de uma enchente de proporções apocalípticas, que irá exterminar a todos no mundo. Um filme com drama e ação na medida e pelas característica de filme catástrofe, muito recomendado para quem curte o tipo.


'Noé' estreou hoje nos cinemas brasileiros, com cópias dubladas e legendadas, com versões em 2D e 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário