terça-feira, 25 de novembro de 2014

Irmã Dulce - O Filme



Baseado em fatos reais, 'Irmã Dulce' é um produção que foi dirigido por Vicente Amorim com roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão, tem fotografia de Gustavo Hadba e direção de arte de Daniel Flaksman.

Relatando os momentos chaves da vida de Irmã Dulce, o roteiro mostra que, independente de religião, a protagonista era uma mulher forte e obstinada.

Focado na figura da mulher que foi Irmã Dulce, a trama do filme, mesmo com críticas sociais fortes ao relatar um pouco da realidade de uma época; o roteiro não se perde em meio as exageradas imagens críticas, esquecendo da protagonista, como acontece em muitos filmes nacionais envolvendo o assunto. Onde muitos por aqui sempre falham, o diretor ao lado dos roteiristas de 'Irmã Dulce' acertam em cheio. Mostrando a triste realidade, mas sem deixar de mostrar a beleza dos atos da mulher incrível que foi o "anjo bom da Bahia".


Muito bem fotografado e com uma direção de arte detalhista, o filme reuni o roteiro bem escrito e a direção trabalhada com maestria, para relatar momentos históricos marcantes na história do Brasil, já que a Irmã Dulce é uma figura que fez e sempre fará parte da história brasileira; a qual mesmo sendo "apenas uma mulher" em uma época que ser mulher significava menos que hoje em dia, ela mostrou que ser "apenas uma mulher" era o suficiente para fazer mais pelo próximo que "um pelotão de homens".

A freira, assim como Madre Teresa de Calcutá (Índia), buscou em vida fazer o que ninguém queria, cuidar de quem precisava de cuidados, amar quem era rejeitado. Irmã Dulce mostrou em atitude que todos precisam de cuidados, de carinho, além das necessidades básicas. Tornando o galinheiro do convento em que vivia um dos maiores hospitais do Brasil e apenas usando de sua inteligência.


O filme 'Irmã Dulce' é comovente e provavelmente até os mais insensíveis vão deixar uma lágrima correr solitária durante algum momento da exibição, ao perceber o quanto "apenas uma mulher" fez por pessoas muitas vezes desconhecidas.

Uma mulher que seguiu os ensinamentos de Jesus verdadeiramente, pois amou ao próximo sem qualquer discriminação. Tratava bem a todos, sem julgar, geralmente com um sorriso. Não importava a profissão, a classe social, ou a religião.

O filme é uma lição para o mundo, especialmente para quem acha que "apenas uma mulher", "apenas uma pessoa", "apenas um ser humano"... não pode mudar as coisas. Desculpas não existem para quem é obstinado e focado em um objetivo.


'Irmã Dulce' foi lançado primeiro nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas chega aos cinemas de todo o país na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário