domingo, 7 de setembro de 2014

O Doador de Memórias



O filme 'O Doador de Memórias' (The Giver) com direção de Phillip Noyce, tem roteiro de Michael Mitnick e Robert B. Weide, e trata-se da adaptação do livro de ficção científica 'O Doador' (The Giver) de Lois Lowry, um dos mais complexo do gênero.

A adaptação do livro de Lois Lowry pode ser vista com funcional para quem nunca leu o livro, especialmente tratando-se de um dos livros do gênero mais complexo e intrigantes.


O diretor Phillip Noyce teve que ter um grande cuidado na hora de pensar em como filmar, assim como em relação ao roteiro adaptado. Com uma proposta interessante, o filme inicia em uma aparente utopia em tons de cinza, literalmente. Isso porque a fotografia foi trabalhada tanto no preto e branco, como no colorido, proporcionando uma ligação peculiar do público com o protagonista do filme.


A história é uma narrativa sobre uma sociedade perfeita em um futuro utópico, com pessoas vivendo em harmonia e de forma respeitosa. Porém, nada parece o que é e só alguns poucos que conseguem ver além dos tons de cinza. Eles são conhecidos por The Giver (o Doador), que diferente do que parece, possui a memória da sociedade, sua sabedoria e também segredos mais tenebrosos.

Isso porque no mundo perfeito, não há ausência apenas de cores, mas de passado ou mesmo de futuro, no caso dos que não se encaixem nos "padrões cinzas" da sociedade.


O filme é uma ficção científica com altas doses críticas em relação a um mundo, onde as pessoas seguem cegamente padrões que venham a tornar os seres humanos zumbis, incapazes de questionar qualquer coisa.

A história mostra o quanto a ignorância pode tornar uma sociedade aparentemente perfeita, um lugar repleto de seres sem emoções, que são capazes dos atos mais hediondos, sem remoço ou mesmo consciência do mal que praticam.


O roteiro extremamente questionador, narra a história através do ponto de vista de Jonas, um jovem que vive nesse futuro cinza e que é escolhido para ser um "Recebedor de Memórias". Tarefa que pode parecer incrível no início, mas que no decorrer do treinamento, o rapaz descobre que carregar os segredos obscuros de toda uma utópica sociedade, é um fardo que nem todos conseguem ter forças para suportar.


'O Doador de Memórias' entra para lista dos bons filmes de ficção científicas, para quem curte o gênero somado as tramas mais críticas e contestadoras. Com um elenco de talentos como a premiada Meryl Streepe, ao lado de veteranos e novatos como Jeff Bridges, Katie Holmes, Alexander Skarsgård, Brenton Thwaites, entre outros; o filme chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta, 11 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário