quinta-feira, 13 de março de 2014

O Inverno chegou ao Rio, mas saiu pela porta dos fundos...

Está acontecendo no Rio de Janeiro a edição 2014 do Rio Content Market. Entre alguns dos destaques dos 2 primeiros dias estão novidades sobre as produções dos canais Nickelodeon e Cartoon Network, a palestra dada por Alex Carloss do YouTube/Google; mas quem brilhou mesmo foram os criadores de 'Games Of Thornes' e do 'Porta dos Fundos'.


Enquanto o Cartoon Network busca inovação investido na criatividade, como informou Rob Sorcher (diretor de conteúdo). O Nickelodeon está a caça de novos roteiristas, que Jules Borkent (vice-presidente de aquisições globais) informou não se restringir ao território americano, pois com a ampliação do mercado de entretenimento o mundo é o limite.

Quem também está de olho no mercado internacional, especialmente o brasileiro, é o pessoal do YouTube/Google.

Alex Carloss (diretor de entretenimento) falou não só sobre o trabalho global do site, mas principalmente do nacional, levando como melhores exemplos de canais lucrativos Esporte Interativo, Galinha Pintadinha e Porta dos Fundos (todos os 3 do Brasil).


Três tipos de canais de conteúdos diferentes, mas com algo em comum, se fizeram com ajuda de fandoms. O diretor de entretenimento do YouTube/Google fez questão de mostrar a visão vanguardista quanto a importância dos fãs (fandoms) em relação ao público geral. Algo ainda desconhecido pelo mercado nacional que geralmente se prende as pesquisas de mercado com foco numa maioria, aqui conhecida como classe C, a qual Alex Carloss destacou que é um grupo que apenas vê algo. O que não ocorre com os fandoms, que mesmo em menor número divulgam o que gostam e são capazes de feitos ainda pouco conhecidos no mercado brasileiro. Um exemplo disso são os 3 canais em questão.


Além de palestras incríveis e muitas novidades, os dois primeiros dias trouxeram os criadores dos sucessos, Games Of Thrones (internacional) e Porta dos Fundos (nacional), para falar do trabalho, trocar experiência e divulgar novidades exclusivas... Além de um pouco de tietagem da parte dos participantes da Rio Content Market, como foi o caso do criador da 'Turma da Página Pirata' Marcelo Amaral, que foi prestigiar a palestra da por Dan Weiss e aproveitar para pedir um autógrafo, já que até o moderador da palestra fez questão de tietar o criador de 'Games Of Thrones'.


Em breve matérias exclusivas sobre algumas das palestras mencionadas e muito mais.

Texto e fotos: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário