quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

'Under the Dome' vs. 'The Simpsons Movie'

Um dos livros mais recentes do gênio do horror, Stephen King, 'Under the Dome' virou uma série de TV e atualmente é exibida no canal TNT. Porém a história do livro é curiosamente parecida e muito comparada com o filme de animação da série de TV 'Os Simpsons', 'The Simpsons Movie' (no Brasil 'Os Simpsons: o Filme').

Pode até parecer uma comparação absurda, dois gênios em gêneros completamente diferentes, mas as semelhanças são inegáveis.


'Under the Dome' começa sua história quando um campo de força invisível isola uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos do resto do mundo, formando uma espécie de cúpula.

O isolamento faz os cidadãos buscarem formas de lidar com a situação, que acaba com o caos generalizado.

É impossível não ver um episódio da série, sem pensar em 'The Simpsons Movie', dada a semelhança. Porém, acordo com declarações de Stephen King, seu livro é um romance de ficção-científica, o qual foi publicado em 2009, dois anos após o lançamento de 'The Simpsons Movie', mas a história é mais antiga.

O autor alega que seu livro é uma releitura de uma história que tentou publicar duas vezes. Uma vez no final dos anos 1970, sob o título de 'The Cannibals', e outra no começo dos anos 1980, sob o título de 'Under The Dome'.

No entanto, é meio irônico só conseguir publica-la após o filme de 'Os Simpsons' para o cinema ter sido feito.

Enquanto o diz-que-me-diz de quem veio antes, o ovo ou a galinha continua, o autor continua a dar declarações a respeito, como a feita em seu site oficial, onde diz que as histórias rejeitadas e não publicadas, são duas obras inacabadas, com tentativas distintas de aplicar a ideia da cúpula e isolamento.

Para o assunto ficar ainda mais intrigante, Stephen King ainda revela que sua ideia para 'The Cannibals' era uma espécie de comédia social, que é um dos elementos mais marcante da série animada 'Os Simpsons'. Especialmente quando o assunto são os roteiros dos especiais de Halloween, 'A Casa da Árvore dos Horrores', onde horror e crítica social é o foco das histórias na maioria das vezes, além de muita zoação com tudo e todos.

O livro finalmente publicado, tomou uma forma audiovisual, como boa parte das histórias escritas por Stephen King, sendo que dessa vez foi para a TV, virando uma série assinada por ninguém menos que Spielberg, cineasta famoso por seus sucessos no gênero ficção científica no cinema.

A série 'Under the Dome' chegou ao Brasil mantendo o nome original, mesmo que o livro aqui se chame 'Sob a Redoma', e é exibida às segundas, 22:30h. Já 'Os Simpsons' é exibido diariamente na FOX, em horários flexíveis, então é melhor consultar a programação do canal.

Outras informações de 'Under the Dome', leia a página da série no site do Canal TNT Brasil: http://series.tntla.com/brasil/under-the-dome/

Outras informações de 'Os Simpsons', leia a página da série animada no site do Canal FOX Brasil: http://www.canalfox.com.br/br/series/os-simpsons/

Texto: Anny Lucard
Fontes: FOX e TNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário