sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mês de @NaNoWriMo - Edição 2011

National Novel Writing Month, ou simplesmente NaNoWriMoˌ é um desafio anual na Internet de escrita criativa. O objetivo é fazer os participantes escrever 50.000 palavras de um novo romance, entre o dia 1 de novembro até 30 de novembro.

Tudo começou em 1999, com apenas 21 participantes. No entanto, ano passado (2010) mais de 200.000 escritores participaram e juntos escreveram um total de mais de 2,8 mil milhões de palavras.

Escritores que desejem participar, registram-se primeiro no site do projeto, onde eles podem postar perfis e informação sobre os seus romances, incluindo sinopse e alguns trechos. Contagens de palavras são feitas pelo site, com os escritores enviar uma cópia de seu romance para a contagem automática.

Há também fóruns regionais que ajudam aos escritores locais a trocar ideias. O fórum oficial fornecer um lugar para pedir conselhos, informações, críticas... E ficam disponíveis desde o início de outubro, quando inscrições para o ano começar. (Até o fim de setembro, quando são arquivados em um banco de dados tudo do ano anterior, para depois ser eliminado tudo e começar a preparação para o próximo.)

Regras para participar:

As histórias criada pelos participantes pode ser sobre qualquer tema, ter o gênero que mais agradar cada autor e não é necessário escrever em inglês. Se o autor não quiser, ou não souber, pode escrever na língua natal. Os autores também podem escrever desde fanfiction até uma história original, pois sua criatividade é o limite.

Tudo começa a partir de meia-noite do dia 1 de novembro e termina às 23:59:59 em 30 de novembro (horário local). Nesse período o autor precisa alcançar, um mínimo, 50.000 palavras. Pode entrar depois de começar a "maratona da escrita", mas não terminar depois. No entanto, os autores tem a escolha de escrevem ou não um romance completo de 50.000 palavras. Podem simplesmente escrever a primeira parte (com no mínimo 50.000 palavras) de um romance para ser concluído posteriormente.

Embora 50.000 palavras seja uma contagem de palavras relativamente baixo para um romance, há bons exemplos do tipo, como 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' de Douglas Adams.

Alguns participantes definir metas para si, mas para ganhar o NaNoWriMo, os participantes devem escrever uma média de aproximadamente 1.667 palavras por dia. Os organizadores do evento dizem que o objetivo é simplesmente levar as pessoas a começar a escrever, usando o prazo como um incentivo para começar aquela história que os autores nunca conseguem colocar no papel.

Não há nenhuma taxa para participar NaNoWriMo e o registro só é necessário para a verificação da novela.

Não há prêmio oficial, apenas a satisfação de alcançar o objetivo e quem atinge a marca de 50.000 palavras é declarado um vencedor. Algumas precauções são tomadas na hora da verificação, para prevenir fraude, pois não há lugar para trapacear. Os romances são verificados para contagem de palavras por software e podem ser mexidos ou não criptografadas, antes de serem submetidos à verificação, apesar de o software não mantém qualquer outro registro de entrada de texto. É possível ganhar sem que ninguém, além do autor, veja ou leia o romance.

CURIOSIDADES:

Em outubro de 2008, a auto-publicação empresa CreateSpace, parceira do NaNoWriMo para começou a oferecer a um único vencedores a opção de usar a prova do livro para vender o romance pelo www.amazon.com

Em 2005, começou o NaNoWriMo Programa de Jovens Escritores, destinadas as salas de aula. A diferença é que o programa regular foi a de que as crianças podiam escolher o quanto podiam escrever. No seu ano inaugural, o programa foi usado em 150 salas de aula e envolveu 4.000 alunos. Professores em sala de aula registram seus alunos e é enviado um kit inicial de materiais para uso na classe, que inclui itens de recompensa como adesivos e lápis. Planos de aula são oferecidos como recursos para professores, enquanto os alunos podem se comunicar através de fóruns.

Em setembro de 2006, NaNoWriMo se tornou oficialmente uma organização sem fins lucrativos sob o nome de "The Office de Letras e Luz" e todas as contribuições são dedutíveis sob a lei dos EUA. Doações podem ser feitas diretamente, ou os usuários podem comprar itens como camisetas e canecas da loja NaNoWriMo.

Em 2004, NaNoWriMo a parceria com a alfabetização infantil sem fins lucrativos, Room to Read, e continuou essa parceria por três anos. Cinqüenta por cento das receitas líquidas de 2004-2006 foram usados ​​para construir bibliotecas no Sudeste da Ásia, três foram construídos no Camboja, sete em Laos e sete no Vietnã . O programa foi aposentado em 2007, para reorientar recursos sobre NaNoWriMo e do Programa de jovens escritores. A NaNoWriMo também possui um programa, Loaner Laptop, para aqueles que não têm acesso regular a um computador ou processador de texto.

Eu me registrei, mas ainda tentando me entender com o site. No entanto, já soube da presença de alguns autores, tanto brasileiros como estrangeiros, participam da NaNoWriMo 2011, como Rachel Caine (que esteve na Bienal do Livro RJ 2011); o autor Daniel Cavalcante (que também é editor da Editora Infinitum); Ramon de Souza e Goldfield (ambos autores da antologia Infinitum 'PsyVamp')...Se souber de outros, aviso.

Se gostou da ideia, faça como eu que mesmo sem tempo algum e 10 dias na desvantagem, vai encarar o desafio. O máximo que acontecerá é não cumprir a meta, mas a experiência com certeza vai valer a pena.


Site oficial (em inglês):
www.nanowrimo.org
Twitter oficial:
http://twitter.com/nanowrimo


K.R. (@ryu_kane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário