Aqui no Brasil o dia 25 de julho é o Dia Nacional do Escritor. E para quem acha que trata-se de uma coisa nova, foi no ano de 1960, que por decreto governamental, o dia 25 de julho foi instituído como 'Dia Nacional do Escritor'. E a iniciativa foi consequência do sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a UBE.
Atualmente a falta de prioridade do poder público, quanto ao incentivo maior a leitura e outros obstáculos, como a falta de visão da maioria dos pais, que não incentivam os filhos quanto a ler por diversão, fazendo da experiência de ler geralmente um castigo. Assim como a disputa desleal com a TV e a internet, entre outras razões, ainda desmotiva muitos escritores. A maioria dos talentos literários nacionais ou aspirantes, deixam suas ideias guardadas na gaveta, para fazer algo que tenha retorno financeiro e aprovação social mais imediato.
No entanto, as coisas estão mudado aos poucos nos últimos anos. Muitos autores passaram a se reunir em seus estados, buscando de alguma forma incentivar a literatura, da forma que sabiam e podiam. A internet passou de rival a aliada, reunido autores e leitores de várias partes do Brasil, para trocar ideias e também auxiliando na venda dos livros.
Não adianta só cobrar do governo e esperar que algo seja feito. Temos que dar o exemplo, colocar a mão na massa e correr na frente.