terça-feira, 29 de junho de 2010

Gênero Fantástico Invadindo o Brasil

Na próxima sexta-feira começa o VI FANTASPOA (Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre), que em 2010 vem com novidades.

Esse ano o festival tem na programação filmes de vários países, não só os feitos no Brasil, e também terá sessões comentadas por convidados.

A iniciativa de incluir filmes estrangeiros no festival, o tornou internacional, o qual de início tinha apenas como objetivo, promover na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, exibições de filmes do gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror). Afinal os fãs, sejam cinéfilos ou profissionais da área de cinema, sabem que filme do gênero é artigo raro no Brasil e os poucos produzidos não consegue ser divulgados em todo o território nacional, sendo que alguns nem chegam aos cinemas. Isso porque, além de sofre preconceito da crítica, o gênero fantástico também não é bem visto pelo público e pela maioria dos cineastas.

Na maioria dos casos, o problema vai além do gosto pessoal, tem a falta de informação, já que o gênero não é amplamente divulgado no Brasil. O mais comum de ocorrer é ligar o gênero fantástico, seja na literatura ou no cinema, a "coisa de criança". Só que diferente do que os desenformados pensam, o gênero fantástico no cinema não se trata de filmes com bonecos, cogumelos de espumas e duendes com orelhas de plástico. Esse tipo de filme até pode ser incluído na categoria, mas são considerados filmes do tipo trash, pela falta de conhecimento, ou mesmo de dinheiro, de sua produção. No entanto, o gênero engloba muito além. Incluindo filmes de séries cinematográficas famosas como Star Wars e Harry Potter, aos filmes do tipo O enigma do outro mundo e 30 Dias de Noite. Sendo que os dois últimos mencionados, estão bem longe de serem bonecos de espuna e não são nada recomendados as crianças.

Então se não conhece muito do gênero fantástico, dê uma chance. Se é de Porto Alegre, aproveite bastante o FANTASPOA 2010. E para o restante do Brasil, que infelizmente não tem a chance de participar do festival. Aproveitem que mais um filme da saga Crepúsculo está chegando aos cinemas na próxima quarta-feira, dia 30 de junho. O filme Eclipse é o terceiro inspirado na saga da autora Stephenie Meyer.

Eclipse é diferente dos outros livros, pela ação contínua e doses de terror, que faz até os fãs vampiresco mais tradicionais, darem uma chance as histórias dos vampiros brilhantes. E como o filme é dirigido por ninguém menos, que David Slade de 30 Dias de Noite, promete ficar tão sombrio e com as doses de ação e terror, bem típica de um clássico de vampiro.

Então vamos incentivar o cinema brasileiro e o gênero fantástico nas próximas semanas?

Também aproveite a nossa literatura fantástica, para que em breve, além de livros do gênero circulando nas livrarias de todo o Brasil (como os livros de André Vianco, Martha Argel, Nazarethe Fonseca, Giulia Moon, Adriano Siqueira, entre outros bons autores que temos no mercado nacional), tenhamos os filmes dos mesmos.

André Vianco que já deu o primeiro passo, pois está na produção da série Turno da Noite, baseada na história homônima escrita pelo autor, que dá sequência a trama iniciada em Os Sete.

Alias, aproveitando, o livro Os Sete é super recomendado para os aspirantes a fãs da literatura fantástica, que gostem de terror e ação. Assim como o livro Alma e Sangue - O Desertar do Vampiro de Nazarethe Fonseca, o qual conta com doses de terror e ação, misturados a um pouco de romance. Outro livro que tem ação, terror e dose de romance é o Kaori - Perfume de Vampira de Giulia Moon. Sendo que se não gosta tanto de terror, aproveite o relançamento de Relações de Sangue da Martha Argel, ou leia O Vampiro da Mata Atlântica, também da autora. Ambos os livros são voltados mais para o suspense e com dose extra de humor negro. E no caso de O Vampiro da Mata Atlântica, o leitor também ajuda a uma causa ecológica, porque parte dos direitos do livro foi doado pela autora para preservação ecológica. E só para fechar as indicações de livros com algo mais light, se gosta mesmo de uma comédia. Por que não uma envolvendo vampiros? Porque em breve teremos A Caçadora - Sorriso de Vampiro nas livrarias, que trás a desastrada Jessica, as voltas com seu caçado Zack, um vampiro que acham mais divertido perturbar sua caçadora que matá-la.

Não deixando de dizer que muito dos autores do gênero fantástico brasileiro, incluido alguns dos citados, também são contistas e tanto eles, como vários outros tem coletâneas de seus contos (individualmente ou em forma de antologia). Como é o caso de Adriano Siqueira, um dos autores da antologia Amor Vampiro, sendo um dos contitas mais conhecidos e queridos dos fãs de literatura fantástica feita 100% no Brasil.

Se quiser maiores informações sobre alguns dos autores mencionados nesse texto e conhecer outros, visitem o site do meu programa de rádio o Contos Sobrenaturais.

http://contossobrenaturaisdigitalrio.blogspot.com/

Convido a todos a visitar o site oficial do VI FANTASPOA, onde encontraram maiores informações e a programação completa do festival.

www.fantaspoa.com


A Festa de Abertura do VI FANTASPOA, acontece na próxima sexta-feita, dia 2 de julho, às 23h.
Preço:
R$18,00 e R$12,00 (com nome na lista - E-mail para: lista@verdeclub.com.br)

Maiores informações:
www.verdeclub.com.br
Av. Goethe, 200 - Rio Branco (Porto Alegre - RS)
Tel.: (51)3333-9444

Fonte:
http://events.myspace.com/Event/5470223/FESTA-DE-ABERTURA-DO-VI-FANTASPOA-

Texto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário