O ano de 2010 chega ao final daqui a poucas semanas e a Digital Rio divulgou continua a divulgar vários livros interessantes, entre sucessos mundiais e os novos talentos brasileiros que chegam ao mercado, ou começam a ter o devido reconhecimento.
Se o ano passado (2009) foi dos Vampiros, esse ano foi da literatura fantástica num todo. Vampiros, Lobisomens, Anjos, Zumbis... Bruxas, que estão a soltas, literalmente falando.
Tivemos lançamentos de livros estrangeiros, que a um ou dois anos ninguém tinha esperança de ver traduzido e publicado no Brasil. E outros parecem que logo chegaram por aqui. No entanto, o melhor do ano foi poder encontrar tantos livros do gênero fantástico lançados por autores brasileiros.
A Digital Rio divulgou inúmeras noites de autógrafos e festas de lançamentos, sem contar que a Bienal de SP estava incrível e mal posso esperar pela Bienal aqui no Rio.
Enquanto a Bienal do Livro carioca não chega, a Digital Rio convocou os autores e novos talentos entre seus ouvintes e colaboradores para participar de algumas atividades de fim de ano.
Tem o Natal Sobrenatural, onde alguns autores vão presentear os ouvites do Contos Sobrenaturais com livros de literatura fantástica. Em breve também teremos a divulgação do Concurso para a radionovela sobrenatural, onde novos talentos poderão ter uma história transformada em radionovela. O Seleção Digital também participar das promoções, incentivando a Campanha "Dê Livros de Natal", sorteando um livro em parceria com a Tarja Editorial, Cyber Brasiliana.
Também acontecerá um divertido Amigo Oculto entre os membros e ouvites da Digital Rio FM, onde a troca de presentes será virtual. O presente será um conto. Se você escreve, venha se divertir conosco nesse Amigo Oculto Literário e se não escreve, use sua criatividade, quem sabe descobre um talento oculto e de quebra tem seu conto transformado em audioconto.
Até o Natal várias dicas de livros serão tuitadas e se tiver alguma, mande para o e-mail da Digital Rio (digitalrio.jacarepagua@gmail.com) ou para o perfil do Twitter da rádio (@DigitalRioFM).

E já que falamos de zumbis, tivemos na telona o incrível Resident Evil 4 todo filmado em 3D, que levou as aventuras de Alice para um nível nunca sonhado. Na telinha, tivemos a série de TV, sucesso espantodo de audiência, The Walking Dead.
A série foi lançada num final de semana perfeito, o do Halloween e Dia de Finados, que foi marcado pelo Zombie Walk 2010, que aconteceu em várias cidades pelo mundo. Inclusive em São Paulo e aqui no Rio, onde um dos parceiros da Digital Rio, Medo B, esteve presente.
Mesmo que o ano 2000 já tenha passa a 10 anos, a moda dos zumbis parece ter voltado, dada a proximidade da nova data para o "mundo acabar", que é dezembro de 2012. Talvez só isso explica tanto interessa em uma das lendas apocalípticas mais populares, a dos mortos caminharem no final dos tempos. Tema que sempre aguçou a criatividade dos autores e roteristas pelo mundo.

A estratégia da primeira temporada da série The Walking Dead, com apenas 6 episódios, é a mesma usada na TV britânica, em série com Being Human onde há roteiristas contratados por episódio e não para a temporada completa, dado ao fato das séries britânicas terem poucos episódios e fica bem mais fácil para trabalhar com roteiristas freelances.
No entanto, a segunda temporada de The Walking Dead já tem 13 episódios confirmados e talvez fique complicado trabalhar sem ter uma equipe de roteristas.
Sinceramente, vou anotar o nome dos roteristas demitidos e procurar seus próximos trabalhos. Ironicamente, vida de roterista, é equivalente a de muitos autores, especialmente no Brasil, que dão o sangue ao escrever e ainda tem gente que não reconhece o seu trabalho. Não sei quem escreveu cada um dos 6 episódios da série, só sei que todos foram bons e com uma sintonia que fez uma série, com um tema tão sem graça e sem qualquer profundidade como zumbis, se tornar um sucesso. Se tentar resumir a série, não chama atenção, não há nada que a destaque em um resumo. São os episódios. Vê-la que faz a diferença, pois a forma que os roteiros foram escritos que destacou personagens e o drama (e me faz querer ver cada novo episódio, mesmo detestando filme de zumbis). A série nem tem uma Alice para animar as coisas, como na série cinematográfica Resident Evil, mas The Walking Dead é um drama puro e bem construído, os zumbis são mera figuração.

A moda zumbi anda tão grande, que um artista transformou alguns pôsteres de filmes clássicos, adaptando seus nomes inclusive, para uma versão zumbi. (Veja os pôsteres AQUI.)
K.R. (@ryu_kane)
Blog do autor Pedro Vieira:
http://nerdquest.wordpress.com
Site da Tarja Editorial:
www.tarjaeditorial.com.br
Site Oficial da série The Walking Dead na Fox:
http://www.canalfox.com.br/br/series/the-walking-dead/
Quem tem orkut, pode ver as fotos do Zombie Walk 2010, em Copacabana (RJ), de Alberto Jr (amigo de Anny Lucard) presente no evento:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7503919543244430627&aid=1288709152&p=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário