segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Natal Sobrenatural na Literatura, TV, Cinema e na rádio Digital Rio

A rádio digital Rio através da proposta do programa Contos Sobrenatural de levar a Literatura para as Ondas do Rádio, também ampliando o Projeto e divulgando livros (e seus autores) num bloco dedicado ao incentivo à leitura, o Literatura Digital, dentro do programa Seleção Digital, todos os sábados das 9h ao meio-dia.

O ano de 2010 chega ao final daqui a poucas semanas e a Digital Rio divulgou continua a divulgar vários livros interessantes, entre sucessos mundiais e os novos talentos brasileiros que chegam ao mercado, ou começam a ter o devido reconhecimento.

Se o ano passado (2009) foi dos Vampiros, esse ano foi da literatura fantástica num todo. Vampiros, Lobisomens, Anjos, Zumbis... Bruxas, que estão a soltas, literalmente falando.

Tivemos lançamentos de livros estrangeiros, que a um ou dois anos ninguém tinha esperança de ver traduzido e publicado no Brasil. E outros parecem que logo chegaram por aqui. No entanto, o melhor do ano foi poder encontrar tantos livros do gênero fantástico lançados por autores brasileiros.

A Digital Rio divulgou inúmeras noites de autógrafos e festas de lançamentos, sem contar que a Bienal de SP estava incrível e mal posso esperar pela Bienal aqui no Rio.

Enquanto a Bienal do Livro carioca não chega, a Digital Rio convocou os autores e novos talentos entre seus ouvintes e colaboradores para participar de algumas atividades de fim de ano.

Tem o Natal Sobrenatural, onde alguns autores vão presentear os ouvites do Contos Sobrenaturais com livros de literatura fantástica. Em breve também teremos a divulgação do Concurso para a radionovela sobrenatural, onde novos talentos poderão ter uma história transformada em radionovela. O Seleção Digital também participar das promoções, incentivando a Campanha "Dê Livros de Natal", sorteando um livro em parceria com a Tarja Editorial, Cyber Brasiliana.

Também acontecerá um divertido Amigo Oculto entre os membros e ouvites da Digital Rio FM, onde a troca de presentes será virtual. O presente será um conto. Se você escreve, venha se divertir conosco nesse Amigo Oculto Literário e se não escreve, use sua criatividade, quem sabe descobre um talento oculto e de quebra tem seu conto transformado em audioconto.

Até o Natal várias dicas de livros serão tuitadas e se tiver alguma, mande para o e-mail da Digital Rio (digitalrio.jacarepagua@gmail.com) ou para o perfil do Twitter da rádio (@DigitalRioFM).

Porém esse ano tenho que admitir que entre todos os clássicos do cinema fantástico, os Zumbis ficaram bem populares. Tivemos o lançamento do clássico mundial Orgulho e Preconceito e Zumbis, além de clássicos brasileiros adaptados, como o lançamento do brasileiríssimo Memórias Desmortas de Brás Cuba (ZumBrás) do autor Pedro Vieira, publicação da Tarja Editorial, que teve lançamento no final de outubro aqui no Rio, na Livraria Blooks em Botafogo. O livro brinca com o clássico do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas e outras obras escritas por Machado de Assis.

E já que falamos de zumbis, tivemos na telona o incrível Resident Evil 4 todo filmado em 3D, que levou as aventuras de Alice para um nível nunca sonhado. Na telinha, tivemos a série de TV, sucesso espantodo de audiência, The Walking Dead.

A série foi lançada num final de semana perfeito, o do Halloween e Dia de Finados, que foi marcado pelo Zombie Walk 2010, que aconteceu em várias cidades pelo mundo. Inclusive em São Paulo e aqui no Rio, onde um dos parceiros da Digital Rio, Medo B, esteve presente.

Mesmo que o ano 2000 já tenha passa a 10 anos, a moda dos zumbis parece ter voltado, dada a proximidade da nova data para o "mundo acabar", que é dezembro de 2012. Talvez só isso explica tanto interessa em uma das lendas apocalípticas mais populares, a dos mortos caminharem no final dos tempos. Tema que sempre aguçou a criatividade dos autores e roteristas pelo mundo.

E falando de roteristas, mesmo depois de ter grande audiência com mais de 5 milhões de espectadores nos últimos episódios e com sua segunda temporada garantida, parece que o produtor executivo de The Walking Dead quer mais. Frank Darabont simplesmente demitiu toda a equipe de roteristas da série, alegando que eles não seguiram o que ele tinha em mente. O problema de tal atitude, talvez faça a série não só perder a caratictística que a tornou um sucesso, mas de afundar a trama. Trama essa que, na minha opnião, foi muito bem desenvolvida e com personagem desenvolvidos com muito cuidado, o que é raro na primeira temporada de uma série de TV. A ideia de Darabont é ter roteristas contratados para cada episódio.

A estratégia da primeira temporada da série The Walking Dead, com apenas 6 episódios, é a mesma usada na TV britânica, em série com Being Human onde há roteiristas contratados por episódio e não para a temporada completa, dado ao fato das séries britânicas terem poucos episódios e fica bem mais fácil para trabalhar com roteiristas freelances.

No entanto, a segunda temporada de The Walking Dead já tem 13 episódios confirmados e talvez fique complicado trabalhar sem ter uma equipe de roteristas.

Sinceramente, vou anotar o nome dos roteristas demitidos e procurar seus próximos trabalhos. Ironicamente, vida de roterista, é equivalente a de muitos autores, especialmente no Brasil, que dão o sangue ao escrever e ainda tem gente que não reconhece o seu trabalho. Não sei quem escreveu cada um dos 6 episódios da série, só sei que todos foram bons e com uma sintonia que fez uma série, com um tema tão sem graça e sem qualquer profundidade como zumbis, se tornar um sucesso. Se tentar resumir a série, não chama atenção, não há nada que a destaque em um resumo. São os episódios. Vê-la que faz a diferença, pois a forma que os roteiros foram escritos que destacou personagens e o drama (e me faz querer ver cada novo episódio, mesmo detestando filme de zumbis). A série nem tem uma Alice para animar as coisas, como na série cinematográfica Resident Evil, mas The Walking Dead é um drama puro e bem construído, os zumbis são mera figuração.

A primeira temporada da série está sendo exibida pelo canal Fox do Brasil, nas terças às 22h.

A moda zumbi anda tão grande, que um artista transformou alguns pôsteres de filmes clássicos, adaptando seus nomes inclusive, para uma versão zumbi. (Veja os pôsteres AQUI.)

K.R. (@ryu_kane)


Blog do autor Pedro Vieira:
http://nerdquest.wordpress.com

Site da Tarja Editorial:
www.tarjaeditorial.com.br

Site Oficial da série The Walking Dead na Fox:
http://www.canalfox.com.br/br/series/the-walking-dead/

Quem tem orkut, pode ver as fotos do Zombie Walk 2010, em Copacabana (RJ), de Alberto Jr (amigo de Anny Lucard) presente no evento:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7503919543244430627&aid=1288709152&p=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário