quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Febre Literária chega ao Rio e os Skoobers RJ são os primeiros contagiados

Post atualizado em 16 de Setembro de 2010

Na última década o mundo parece ter se rendido a literatura fantástica e com isso vários autores tiveram finalmente a chance de mostrar seus trabalhos. Alguns no mercado literário a anos tiveram a devida valorização, como foi o caso de L.J.Smith de 'Vampire Diaries' que depois de mais de uma década finalmente teve seus livros traduzidos para o português, graças também a produção da série de TV de mesmo nome. Outros chegaram como quem não quer nada e viraram a cabeça de muitos leitores (alguns que inclusive, até então, nem eram leitores de coisa alguma), como a polêmica Stephenie Meyer, que mudou a cara dos vampiros e é igualmente amada e odiada por isso.

No Brasil, algo realmente fantástico ocorreu, pois graças a literatura fantástica, muita gente que dizia não gostar de ler, começou se interessar pela leitura e alguns autores do Brasil, vendo o sucesso de títulos como 'Harry Potter', pensaram que era hora de apresentarem seus personagens fantásticos ao mundo. Seguindo os colegas de profissão lá do estrangeiro, autores brasileiros de literatura fantástica começaram a buscar um lugar nas editoras e com eles outros autores de ficção, como thrillers, também foram a luta.

Infelizmente o caminho foi um pouco mais pedregoso para os autores brasileiros. Alguns tiveram que investir muito dinheiro em suas carreiras, tirando do próprio bolso, como foi o caso de André Vianco, outros cansaram e desistiram no meio do caminho. Porém aqueles que resolveram seguir até o final da jornada, parecem que finalmente estão alcançando o devido reconhecimento.

Não era sem tempo, mas a luta por um lugar nas prateleiras das livrarias do Brasil, ainda é desigual, onde os autores precisam disputar com a visão mercenária de boa parte do mercado literário brasileiro, que prefere produzir várias cópias de uma biografia de alguma subcelebridade, que ganhou destaque na mídia por andar de vestido curto, ao invés de investir nos verdadeiros talentos de nossa literatura atual.

No entanto, em São Paulo, uma verdadeira febre literária causou um efeito contrário. Autores se juntaram para divulgar seus trabalhos entre eles e amigos leitores, com isso muitos tornara-se fãs uns dos outros e através de produção de coletâneas de contos e antologias, eventos literários e divulgações pela internet, agora começam a colher os bons frutos do trabalho árduo.

E depois da febre literária contagiando São Paulo, parece que ela contagiou alguns autores no Rio de Janeiro também, após contato direto com os paulistanos. Os Skoobers do RJ, que começaram despretensiosamente com reunião para trocar figurinha sobre leitura, agora estão produzindo encontros temáticos, com direito a presença de autores de nossa literatura brasileira.

No próximo domingo, dia 19 de setembro, teremos um novo encontro dos Skoobers RJ, com a presença de autores como Janda Montenegro (autora de 'Antes do 174'), Andres Carreiro (autor de 'A Essência do Dragão') e Luis Eduardo Matta (autor de thrillers adultos e juvenis, como 'O Véu').

Não bastando, o Rio também terá o primeiro grande evento de literatura fantástica, o Darkness Rising, no dia 26 de setembro, que vamos ajudar a divulgar para ser o primeiro de muitos outros. (Em breve post no blog do programa Contos Sobrenaturais de Anny Lucard, com maiores informações.)

CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM

Quem for do Rio e proximidades, que goste de ler ou está curioso para conhecer um pouco de nossa literatura nacional atual, aproveite o domingão e vá ao encontro, que ocorrerá no famoso e tão querido bairro carioca do Leblon.

Sobre o encontro

Data: 19/09/2010 (domingo)
Horário: 15h
Local: Livraria Da Conde
Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 - loja 125 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Site: www.daconde.art.br
Twitter:
@DaCondeArt


Duvidas ou maiores informações, pode enviar um e-mail para as organizadoras do encontro:
Dominique Sampaio (@blog_nique) -> nickinha18@gmail.com
Janda Montenegro (@jandamontenegro) -> jandamontenegro@gmail.com


Nota: Quem tiver dicas de livros nacionais, que tenham gostado, pode levar. Também entre na comunidade Skoobers RJ e aproveite para se apresentar para o pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário