quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Febre de leitura no Brasil... Graças aos vampiros?

Quem diria.

Os jovens e também adultos brasileiros (especialmente as mães das adolescentes, que andam suspirando por um certo vampiro), que estão curtindo a Saga Crepúsculo hoje, estão buscando por mais.



É quase um milagre ver que assim como ocorreu a um tempo atrás, com os livros do Harry Potter de J.K.Rowling, aqui no Brasil, muitos brasileiros estão lendo por livre e espontânea vontade. O que é um milagre, vamos ser sinceros, para um país como o nosso, que obriga nossos jovens a lerem clássicos, quando não tem maturidade para entender. Traumatizando-os pelo resto da vida. Porque sempre vão associar livro a coisa chata.

Por causa da Saga Crepúsculo, esses brasileiros que não tinham o hábito de ler por diversão, estão redescobrindo autores como Bram Stoker, Anne Rice... E, acredite, até mesmo Shakespeare. Alguns já descobriram autores brasileiros, como Giulia Moon, autora já a algum tempo no mercado e que agora ganha o devido reconhecimento. Não em relação aos fãs, pois esses são sempre fiéis, reconhecimento em relação as editores. Porque aqui no Brasil, todo mundo sabe que autores de literatura fantástica, especialmente as vampirescas, sempre foram mal vistos. Algumas editoras chegam ao extremo do absurdo, de não considerarem a literatura fantástica feita aqui no Brasil, em português, literatura brasileira.



Graças a febre Crepúsculo, agora não só autores do gênero vampiresco, como fantástico em geral, estão sendo procurados, divulgados... Não só estrangeiros, mas os brasileiros também. E alguns estão ganhando destaque e o reconhecimento depois de muito tempo, como a autora de 'Diários do Vampiro', L.J.Smith, que depois de quase 20 anos, finalmente tem seus livros traduzidos para o português. Ou Nazarethe Fonseca, autora brasileira, que escreveu o primeiro livro de sua saga 'Alma e Sangue' a quase 10 anos. Outros autores, agora tem a chance de continuarem suas histórias, como é o caso de Martha Argel, que declarou em entrevista a Digital Rio, que ano que vem, finalmente, seu livro 'Relações de Sangue' terá a tão sonhada continuação.



Em fim, o momento é maravilhoso para quem, aqui do Brasil, gosta do gênero fantástico e para os autores brasileiros, que já mereciam tal reconhecimento faz tempo.

Para quem não gosta do estilo da Saga de Stephanie Meyer e inclusive anda aborrecido com a história dos vampiros surreais da autora, que brilham no sol, feito destaque de escola de samba. Uma ótima pedida, definitivamente, são os autores brasileiros. Porque a maioria mantém tipos vampirescos bem clássico, que variam do vampiro sedutor como os de 'Entrevista com o Vampiro', aos mais sinistro como 'Drácula'. E não fica só nos vampiros, pois alguns autores também escrevem sobre lobisomens, fantasmas, bruxas... Tem histórias para todos os gostos.



E se você ainda não se recuperou dos traumas escolares e insiste em associar a leitura a algo chato, declarando odiar ler. A dica da Digital Rio é começar com contos. Como contista talentoso, é o que não falta aqui no Brasil, você pode escolher entre livros de contos sobrenaturais em geral, ou um de assunto específico como vampiros, lobisomens, bruxas... Há livros que reunem vários desses autores como as antologias Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros ou Território V - Vampiros em Guerra . Temos também 'Amor Vampiro', onde encontramos duas autoras com coletânea de contos solo. Giulia Moon com seus vampiros e outras criaturas, em 'Vampiros no Espelho e Outros Seres Obscuros' e 'A Dama-Morcega'. Assim como Martha Argel com o seu 'O Livro dos Contos Enfeitiçados '.

E os lobisonens? Não se preocupe, mês que vez será lançado a antologia Metamorfose: A Fúria dos Lobisomens .



Então vamos curtir o momento... Lendo os livros de vampiro e companhia de nosso agrado. Opção é o que não falta no mercado. Só escolher.

E para que não pensem que aqui é o clube da Luluzinha (já que os únicos autores citados foram Bram Stoker e Shakespeare, já falecidos), entre os autores presentes nas coletâneas de contos citadas a cima, indicamos dois autores do time dos Bolinhas, entre os vários de talento reunidos. Um é o Adriano Siqueira de 'Amor Vampiro', que também estará presente em 'Metamorfose: A Fúria dos Lobisomens'. E o outro é Luis Eduardo Matta de 'Território V - Vampiros em Guerra', que estará lançando em dezembro seu novo livro, o thriller 'O Véu'. E nós da Digital Rio estaremos presente, cobrindo o lançamento no Rio. Fique ligado.



Quer saber mais sobre os autores citados:

J.K.Rowling
http://pt.wikipedia.org/wiki/J._K._Rowling

Bram Stoker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bram_Stoker

Anne Rice
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_Rice

William Shakespeare
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

Giulia Moon
http://phasesdalua.blogspot.com/

L.J.Smith
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisa_Jane_Smith

Nazarethe Fonseca
http://www.almaesangue.blogspot.com/

Martha Argel
http://vampirapaulistana.blogspot.com/

Stephanie Meyer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephenie_Meyer

Adriano Siqueira
http://www.adoravelnoite.com/

Luis Eduardo Matta
http://www.lematta.com/


Texto original de Digital Rio
Digital Rio 94,5 FM
"Eu estou ligada e você, está ligado?"

Um comentário:

  1. Ficou bem legal o blog, Ana. Tá de parabéns. No Sábado te dou umas dicas de como usar. :D

    ResponderExcluir