quarta-feira, 16 de março de 2016

#CanalBrasil - Destaques de Março


VEJA TAMBÉM ALGUNS DOS DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO DO CANAL BRASIL DESSA SEMANA

Além do especial 'Mojica 80 Anos' na programação de Março, veja algumas das dicas de programas e filmes, como 'Mostra Vincent Moon' às segundas, 18:10h, onde o cineasta francês Vincent Moon, apaixonado pelo Brasil que viajou pelo mundo com sua câmera registrando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos para a Coleção Petites Planètes; mostra um pouco da jornada em terras tupiniquins. Nessa série, o Canal Brasil exibe, em 15 episódios, os 18 artistas nacionais registrados pelo fotógrafo europeu em momentos de intimidade. Cada episódio é um curta-metragem com um registro intimista de uma apresentação de um artista. A lista de convidados reflete o ecletismo da cultura nacional, com músicos de diferentes estilos e gerações, como Ney Matogrosso, Jorge Mautner, Tom Zé, Yamandu Costa, Jards Macalé, Gaby Amarantos, Teresa Cristina, B Negão e Elza Soares, entre outros.

Outros dos programas na lista de destaques são 'O Samba Mandou me Chamar', série que reúne depoimentos dos maiores expoentes do carnaval carioca, gravados com uma lista de bambas como Monarco, Ito Melodia, Djalma Sabiá, Zé Katimba, Marquinhos Cruz e Selminha Sorriso, entre outros.

Em 'Espelho', que chega à sua 11ª edição sob o comando de Lázaro Ramos, é mantida a premissa de discutir assuntos e revelar personalidades brasileiras. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. O ator segue à frente da atração como idealizador e apresentador, conduzindo as entrevistas e também operando uma das câmeras, criando ângulos íntimos dos seus convidados em um franco diálogo cara a cara. As discussões são em torno dos mais variados temas que movem o pensamento e a diversidade cultural brasileira. Entre os entrevistados estão Anna Muylaert, Marília Gabriela, Bráulio Mantovani, Douglas Belchior, Nelson Triunfo, Bel Pesce, entre outras.

Nas terças, às 18h, vai ao ar o programa 'Rio+ Bossa' gravado no estúdio recebe nomes importantes da MPB que irão conversar sobre a relação da bossa nova com o Rio de Janeiro. O programa tem direção de Hudson Vianna e Darcy Burger e tem como anfitriões Verônica Sabino e Roberto Menescal.

Também na programação, destaque para a história que não é contada nas escolas, em 'Histórias de um Tempo de Guerra', as terças, 20:30h, Emília Silveira recupera a memória de cinco personagens envolvidos nesse fato histórico trazendo à tela as lembranças do tempo em que sonhavam em mudar o mundo. Guarany sobreviveu à luta armada, tortura, prisão e ao exílio, e conta como lidou com as perdas. Wilson Barbosa volta aos tempos de violência com olhos de historiador, e lembra de sua peleja com um sorriso no rosto. Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Jean Marc salvou vidas durante o golpe de Pinochet, no Chile, e continua acreditando na revolução. Affonso e Mara perceberam que o Brasil de 1968 não era o lugar certo para criar seus seis filhos, e entraram para o conflito armado acreditando na construção de um mundo melhor. A americana Nancy veio para o Brasil com 12 anos. Escolheu ser brasileira e brigar por suas crenças. Torturada, presa, exilada e violentamente marcada, encara as reflexões deste tempo. Ao fim, cada um possui uma opinião distinta sobre as consequências de seus atos revolucionários.

Já nas madrugadas sempre uma atração interessante na FAIXA DA MEIA-NOITE para conferir.

Na programação de hoje e dos próximos dias os destaques são:

HOJE, 16 DE MARÇO

O AUTO DA COMPADECIDA
- Horário: 18h
- Classificação: Livre
- Direção: Guel Arraes
Sinopse: Com Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Denise Fraga, Bruno Garcia, Virgnia Cavendish. Sem eira nem beira, os nordestinos João Grilo e Chicó se valem da esperteza para sobreviver no sertão. Empregados pelo padeiro da cidade, eles se veem numa confusão quando a cachorra da mulher do patrão morre.

LISBELA E O PRISIONEIRO
- Horário: 19:50h
- Classificação: Livre
- Direção: Guel Arraes
Sinopse: Com Selton Mello, Débora Falabella, Marco Nanini, Bruno Garcia. Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood. Leléu é um malandro conquistador que chega à cidade da moça. Após se conhecerem, eles logo se apaixonam, mas há um problema: ela está noiva.

ALMANAQUE MUSICAL COM MARISA ORTH
- Episódio: Magal Sound Machine
- Horário: 21:30h
- Reprise 2ª temporada
- Fotos disponíveis
- Classificação: Livre
Sinopse: Com o bom humor que já é marca registrada de sua apresentadora, “Almanaque Musical com Marisa Orth” mergulha em alguns momentos da história da música brasileira. A nova temporada traz Marisa Orth em apresentações com repertórios que passam por soul music, música do nordeste e rock psicodélico. Idealizado pela própria Marisa, ao lado dos diretores da atração Guto Barra e Tatiana Issa, o programa terá 26 episódios, sempre às quartas, 21h30.

A atração é gravada em dois ambientes: um casarão no Rio de Janeiro e um cinema antigo na cidade de São Paulo. Ao longo da temporada, sobem ao palco nomes como Elba Ramalho, fazendo uma ode a Dominguinhos; Sandra de Sá e Pretinho da Serrinha, interpretando canções da soul music nacional; Elza Soares, com músicas que celebram a malandragem; e Vanessa da Mata e Lucas Santtana, em um programa voltado para as novas composições no universo da MPB. O programa traz ainda participações de Mart’nália, Fernanda Abreu, Luiz Melodia, Ivan Lins e Wanderléa.

Neste episódio: Sidney Magal descobriu seu jeito despojado cantando na Europa. O músico revela a Marisa Orth o comportamento passional de suas fãs.

NAS ONDAS DA RO RO
- Episódio: Geraldo Azevedo
- Horário: 23:30h
- Estreia 1ª temporada
- Fotos disponíveis
- Classificação: 12 anos
Sinopse: Conhecida por sua voz rouca e imponente, Angela Ro Ro retorna à posição de apresentadora e recebe grandes nomes da música para conversas descontraídas e duetos inéditos. Conhecida por sua autenticidade e atitude nos palcos, ela comanda o programa com irreverência, mostrando também o seu talento ao piano. A direção é de Jodele Larcher. Entre os convidados estão Alcione, Rogéria, Alice Caymmi, Geraldo Azevedo, Silvia Machete, Marina Lima, Flavio Venturini, Eduardo Dussek e Isabela Taviani. O episódio de estreia relembra duetos memoráveis da primeira temporada do programa, exibida em 2014.

Neste episódio: Angela Ro Ro recebe Geraldo Azevedo para interpretar a música “Só Nos Resta Viver”. O cantor fala sobre sua trajetória profissional e revela como a música o ajudou a sair da prisão na época da ditadura.

QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO

ZOOMBIDO
- Episódio: Kassin
- Horário: 21:30h
- Reprise da 10ª temporada
- Fotos disponíveis
- Classificação: Livre
Sinopse: Moska comemora 10 anos de programa com “Zoombido – A Canção Vai Nascer”, como é intitulada a nova música que todos cantam na abertura do programa. Ele volta ao Canal Brasil buscando o que há por trás do processo de composição de artistas de diferentes gêneros, sempre às quintas-feiras, às 21h30. As bagagens de vida, suas opiniões e perspectivas em torno da música e da composição são temas de uma conversa franca com o anfitrião. “Em 10 anos de Zoombido, experimentei uma diversidade artística que só um país como o Brasil pode oferecer”, comenta Moska sobre a longevidade do programa.

“Já passou muita gente pelo programa nesses 10 anos, mas uma coisa tem permeado a nova temporada, que é o papel de também apresentar novos músicos”, conta Moska, que escalou nomes como Silva, César Lacerda, Rodrigo Suricato e Lia Sophia. “Mas há artistas experientes como B Negão, Branco Mello e Milton Guedes”, complementa. Arthur Mais, Quinho, Kassin e Domênico Lancellotti também estão entre os convidados da nova temporada.

Neste episódio: Alexandre Kassin descobriu a paixão pela música na convivência com o irmão, que era discotecário. No programa, o músico interpreta a canção “Água”.

SONHOS ROUBADOS (2009)
- Horário: 22h
- Classificação: 16 anos
- Direção: Sandra Werneck
Sinopse: Com Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo e Daniel Dantas. Três amigas encontram na prostituição uma maneira de complementar o orçamento doméstico e alcançar seus sonhos de consumo. Apesar da conjuntura negativa, elas usam o humor para curtir a vida com as chances que surgem.

ESTAÇÃO ROQUENROU
- Episódio: Ritchie
- Horário: 23:30h
- Fotos disponíveis
- Estreia 1ª temporada
- Classificação: Livre
Sinopse: Um antigo estúdio em Copacabana, no Rio de Janeiro, tornou-se ponto de encontro de grandes nomes do rock brasileiro, entre músicos já consagrados e membros da nova geração. Em uma jam session com clima de ensaio de banda de garagem, o ex-baixista do Barão Vermelho, Dé Palmeira, comanda sessões que desenham um panorama da cena carioca, mostrando toda a diversidade do gênero. A atração tem direção e concepção de Renato Martins.

Dé Palmeira – também responsável pela curadoria dos convidados – reuniu artistas de lugares e gerações distintas. No primeiro episódio, Erasmo Carlos fala sobre suas influências nos intervalos de gravações de canções desconhecidas de seu vasto repertório. Para representar os anos 1980, o guitarrista Dado Villa-Lobos comenta a cena musical da época e relembra canções épicas da Legião Urbana como Tempo Perdido. Para abrir espaço ao cenário underground, o programa traz um encontro com a banda Canto Cego, formada na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. Há ainda entrevistas com Ritchie, Silvia Machete, Pessoal da Nasa e Brasov, entre outros.

Neste episódio: Ritchie fala sobre a importância das influências e referências musicais na sua formação como artista. No Brasil desde 1972, o cantor relembra canções de sucesso que marcaram a sua carreira.

FAIXA DA MEIA-NOITE: 'NASI NOITE ADENTRO' (2015)
- Episódio: O Dono da Noite
- Horário: 0h (madrugada de quinta para sexta)
- Horários alternativos: ao longo da programação
- Reprise 2ª temporada
- Classificação: 14 anos
Sinopse: Nasi volta a descobrir mistérios, segredos e personagens excêntricos da noite paulistana na nova temporada de “Nasi Noite Adentro”, no Canal Brasil. Entre as novidades, o vocalista do Ira! volta à tela em plena forma, depois de uma cirurgia de redução de estômago, e apresentará uma parceria com a revista Sexy, que será responsável pela produção de strip-teases¬ que encerrarão cada episódio.

A agenda insólita do cantor pelos lugares mais incomuns da terra da garoa continua. Em uma noite, Nasi faz um passeio pela cidade com o jornalista Gonçalo Jr. – autor do livro sobre o lendário Bandido da Luz Vermelha – e conhece os locais por onde passou o assassino. Na sequência, o músico visita o metrô durante a madrugada para mostrar o que acontece nos túneis e trilhos enquanto a população dorme. Ainda entre os novos episódios, “Nasi Noite Adentro” traz uma conversa reveladora com Arrigo Barnabé, músico da cena experimental de São Paulo, durante um passeio por uma galeria de arte alternativa.

Neste episódio: Música eletrônica é a grande paixão do DJ Renato Ratier. Dono da casa noturna D-Edge, o empresário fala sobre o comportamento do brasileiro nas noites e como foi tocar no Japão.

SEXTA-FEIRA, 18 DE MARÇO

O SOM DO VINIL
- Episódio: Daniela Mercury
 - Horário: 21:30h
- Reprise da 9ª temporada
- Fotos disponíveis
- Classificação: Livre
Sinopse: Charles Gavin continua, no nono ano da série, sua investigação sobre a história da música nacional. Sob direção de Gabriela Gastal, Charles entrevista algumas das mais importantes personalidades do ramo para lembrar curiosidades e bastidores de discos fundamentais da história do cancioneiro brasileiro.

A lista de episódios segue contemplando vários ritmos: do samba à MPB, passando pela Jovem Guarda e gêneros instrumentais. A “ternurinha” Wanderlea fala sobre Wanderlea Maravilhosa. Antonio Adolfo lembra detalhes da gravação de Tema 3D, e Oswaldo Montenegro conta curiosidades de Poeta Maldito. A lista de entrevistados conta ainda com Paulo Cesar Pinheiro, Zelia Duncan, Miúcha, Silvio Cesar e Moreno Veloso.

Neste episódio: Espontânea, Daniela Mercury fala sobre a representação baiana e brasileira que traz no álbum “O Canto da Cidade”, de 1992. A cantora também fala que o axé é a tradução espiritual do povo afro-brasileiro.

MOSTRA CINE-DELAS: 'IRMA VAP - O RETORNO' (2006)
- Horário: 22h
- Classificação: 12 anos
- Direção: Carla Camurati
*Anna Muylaert conversa com a diretora antes da exibição do longa.
Sinopse: Um dos produtores de O Mistério de Irma Vap morre e o filho (Leandro Hassum) convence o antigo sócio do pai (Marcos Caruso) a remontar o espetáculo. O problema é que Tony Albuquerque (Marco Nanini), um dos atores originais, detém os direitos e parece não estar disposto a cedê-los. Ele vive recluso em seu quarto e é manipulado pela irmã Cleide (mais uma vez, Nanini), uma ex-cantora mirim frustrada. Os dois produtores decidem ir atrás do antigo parceiro de Albuquerque, Darci Lopes (Ney Latorraca), e o convencem a dirigir a nova versão com uma dupla de jovens (Thiago Fragoso e Fernando Caruso). Empolgada com a chance de faturar uma grana alta, Cleide resolve falsificar a assinatura do irmão, dando início a uma grande confusão.

FAIXA DA MEIA-NOITE: '302'
- Episódio: Gabriela
- Horário: 0h (madrugada de sexta para sábado)
- Reprise 2ª temporada
- Classificação: 14 anos
Sinopse: O fotógrafo Jorge Bispo traz novamente para o Canal Brasil um de seus projetos mais ousados. Em “302”, Bispo recebe, em seu apartamento, 26 mulheres comuns que toparam o desafio de tirar a roupa para um ensaio fotográfico. A série – que tem direção de Ana Costa Ribeiro - se distancia dos rígidos padrões de beleza e estética estabelecidos pelas muitas celebridades já clicadas pelo retratista, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país.

Além de trazer um belo ensaio, sempre em preto e branco, “302” irá explorar detalhes da personalidade de cada uma dessas mulheres. No primeiro ano da série, as participantes falaram sobre aceitação, descoberta, libertação, violência, abuso e preconceito. Na segunda temporada, Bispo revisita esses temas apostando em uma abordagem visual renovada.

O projeto de 302 nasceu em uma página da internet, unindo hobbies do anfitrião da série. Todas as imagens eram publicadas em seu site, sempre focando no anonimato das modelos, criando um olhar sobre a beleza das mulheres comuns, sem uma grande produção ou retoques gráficos. O projeto rendeu um livro “Apartamento 302” e depois chegou ao Canal Brasil em forma de programa.

Neste episódio: A anorexia mudou completamente o relacionamento de Gabriela com o próprio corpo. A atriz busca no ensaio quebrar sua inibição e os dilemas em relação a questões físicas.

SÁBADO, 19 DE MARÇO

ANIMA MUNDI BRASIL
- Episódio: Nossas Rotas de Fuga
- Horário: 21:30h
- Estreia 5ª temporada
Sinopse: Em sua quinta temporada, o Anima Mundi Brasil traz mais uma seleção de curtas-metragens vindos de todos os lugares do país. As animações escolhidas revelam o que há de mais belo, curioso e instigante sendo produzido recentemente por uma nova geração de talentos. Com base no melhor do acervo do festival Anima Mundi, cada episódio do programa gira em torno de uma temática específica, organizada sob a curadoria dos diretores do evento: Aida Queiroz, César Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães.

Na série, são desvendadas diferentes facetas da arte animada e suas mais variadas técnicas de produção. Computação gráfica, stop motion, desenho sobre papel, rotoscopia, pixilation, filmagem ao vivo e técnicas mistas, entre outros, fazem parte desta lista. Dos 48 curtas-metragens que serão exibidos, 46 são produções nacionais – há espaço para o premiado curta Padre (2013), uma coprodução entre Argentina e França; e o mexicano Electrodoméstico (2013), de Erik de Luna, com trilha composta por Arnaldo Antunes.

Neste episódio: No episódio, as animações “Abacate”, “O Pescador de Sonhos”, “Jam”, “Me Myself” e “Um Minuto” mostram nossas diferentes rotas de fuga da realidade.

O GERENTE (2011)
- Horário: 22h
- Classificação: 10 anos
- Direção: Paulo Cézar Saraceni
Sinopse: Com Ney Latorraca, Ana Maria Nascimento Silva, Joana Fomm, Letícia Spiller. Samuel, um sedutor gerente de banco, escandaliza a sociedade carioca a partir da estranha mania de morder a mão das mulheres. Baseado no conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

CINEMA EM OUTRAS CORES
- Episódio: Sailor
- Horário: 23:30h
- Classificação: 16 anos
Sinopse: Personagem marcante em questões relativas à diversidade sexual, Jean Wyllys retorna ao Canal Brasil para apresentar a segunda temporada da faixa de filmes dedicada exclusivamente a debater o tema através das lentes da sétima arte. O jornalista e deputado propõe uma reflexão acerca do assunto ao revelar diferentes olhares sobre o tema. Com curadoria do próprio Jean, foram selecionados 13 curtas-metragens que retratam as dores, os amores, as lutas e esperanças de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. Também professor e escritor, Jean Wyllys traz às telas uma temática já muito presente em seu ativismo contra a intolerância e em favor das liberdades civis.

Neste episódio: Jean Wyllys apresenta o curta “Sailor”, de Victor Ciriaco. A história se desenrola a partir dos tabus vividos por um casal homossexual.

DOMINGO, 20 DE MARÇO

PRETO NO BRANCO
- Episódio: Ziraldo
- Horário: 21:30h
- Inédito
- 1ª temporada
Sinopse: “Preto no Branco”, clássico programa da extinta TV Rio e que tinha narração de Osvaldo Sargentelli, de volta agora com direção de Carlos Alberto Vizeu. Logo na estreia, o anfitrião Jorge Bastos Moreno recebe o vice-presidente Michel Temer.  A linha editorial mantém-se a mesma de quando o programa foi criado em 1956: perguntas incisivas e um retrato sincero de personalidades importantes. A nova versão é narrada por Osvaldo Sargentelli Filho.

Neste episódio: Ziraldo fala sobre sua carreira e relembra histórias polêmicas em que esteve envolvido. Cartunista e escritor, ele comenta tabus como amor, sexo e homofobia.

CONE SUL: 'QUERIDA, VOY A COMPRAR CIGARRILLOS Y VUELVO' (2013)
- Horário: 22h
- Classificação: 14 anos
- Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Sinopse: Com Emilio Disi, Darío Lopilato, Eusebio Poncela, Daniel Araóz. Ernesto é um senhor que recebe uma proposta inusitada: receber 1 milhão de dólares para viver novamente 10 anos de sua existência à sua escolha. Ao aceitá-la, porém, ele percebe a complexidade da vida.

MOSTRA ZÉ DO CAIXÃO - 80 ANOS: 'À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA' (1964)
- Horário: 0h (de domingo para segunda)
- Classificação: 18 anos
- Direção: José Mojica Marins
Sobre a mostra: Foi em uma sexta-feira 13, em março de 1936, que nasceu José Mojica Marins. Com ele, o cinema brasileiro, a partir da década de 60, ficou mais sombrio com a aparição do lendário coveiro Zé do Caixão, sua capa negra, chapéu e unhas enormes. Em homenagem aos 80 anos de vida de Mojica, o Canal Brasil exibe seis dos seus principais filmes, a partir do próximo dia 13, sempre à meia-noite de domingo para segunda. São eles: “Encarnação do Demônio” (2008), “À Meia-noite Levarei Sua Alma” (1964), “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967), “O Estanho Mundo de Zé do Caixão” (1968), “O Despertar da Besta” (1969) e “Delírio de um Anormal” (1978).

Sinopse: Dirigido e estrelado por José Mojica Marins, o filme “Á Meia-Noite Levarei Sua Alma” foi o primeiro do personagem Zé do Caixão. A obra faturou os prêmios Tela Fantástica e Tiers Monde da imprensa mundial na III Convenção de Cinema Fantástico (França) em 1974 e o Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico e de Terror Sitges (Espanha) no ano anterior.

O coveiro Zé do Caixão (Mojica) apresenta um comportamento sádico e cruel. Seu objetivo é conseguir gerar um filho perfeito, não hesitando em assassinar as mulheres e os homens que involuntariamente impedem a concretização de seu desejo. Assim, desperta o ódio dos moradores de uma pequena cidade. Ao saber da infertilidade de sua esposa, ele procura uma substituta: a namorada de seu amigo. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou. A saga tem continuidade no título Esta Noite Encarnarei no Seu Cadáver (1967).

Onde encontrar o Canal Brasil:
NET - canal 150
NET HD - canal 650
SKY - canal 55
Claro - canal 67
Oi e Via Cabo - canal 66
GVT - canal 103
Vivo TV DTH - 806
Vivo IPTV - 656

Canal Brasil na rede:
Site oficial
www.canalbrasil.com.br
Facebook
www.facebook.com/canal.brasil
Twitter
@sigacanalbrasil

Leia+: TV

Leia também:
#Mojica80Anos - A partir de amanhã especiais do #ZéDoCaixão em comemoração aos 80 anos do ícone do cinema brasileiro nos canais Brasil e Space
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/2016/03/mojica80anos-partir-de-amanha-especiais.html

Fique ligado nas dicas de TV, cinema, análises críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Fonte: Canal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário