segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer



O filme 'Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer' (A Good Day to Die Hard), tem no elenco Bruce Willis, que retorna na pele de John McClane, o policial de Nova York que é duro de matar. Só que dessa vez, ele divide a atenção no filme com o jovem ator Jai Courtney.



Pouco são os filmes de ação, especialmente os de franquia, que tem sua essência inicial tão bem preservada e respeitada. Mesmo que filmes de ação, como o próprio nome deixa claro, possuem o foco dos seus roteiros na ação. Onde a elaboração de sequências fantásticas são a proposta principal e, por isso, as tramas se limitam a simples histórias, com base na velha jornada do herói (onde um heróico homem com característica de semi-deus, precisa concluir sua missão e nada mais).

No entanto, mesmo baseando o roteiro nas histórias dos semi-deuses, como Hercúles, os filmes 'Duro de Matar', incluiu de forma genial o fator família a trama, o que tornou a franquia uma das poucas com característica única; a qual é baseada nos personagens criados Roderick Thorp (de 'The Detective'), do livro 'Nothing Lasts Forever' (1979), que foi a inspiração base para do roteirista do primeiro filme da série.



Seja no Natal ou em férias, o fato é que os McClane geralmente conseguem arrumar problemas para o patriarca da família, John McClane, que diferente da maioria dos heróis de ação que fazem o tipo solitário, tem família a qual os meliantes de plantão sempre querem perturbar. O que, para os malvados, é um erro fatal... Em geral, literalmente falando.



Os fãs fiéis da série cinematográfica, que foram apresentados a filha de McClane no filme anterior, agora vão conhecer o filho do policial. Um rapaz problemático, que parece que puxou a mãe, pois além de cabeça-dura, sempre bate de frente com McClane. Isso leva o rapaz a se afastar o máximo possível do pai, indo para o outro lado do mundo, na Rússia.

Já mais velho e cheio de culpa por não ter sido um melhor pai, ao descobrir que o filho está encrencado, McClane resolve ajudá-lo e por isso tira "férias" e vai para Moscou, em busca do paradeiro do filho rebelde.

Destaque para a participação especial da atriz Mary Elizabeth Winstead, que retorna como a filha de McClane, Lucy. Sua presença na história é pequena, já que o novo filme tem as atenções voltadas para o outro filho do policial, mas muito bem colocadas.



O diretor John Moore, junto com o roteirista Skip Woods, conseguiram manter o equilibrio do filme, mantendo a ação dosada com cenas familiares das mais divertidas e algumas dramaticamente profundas, mostrando mais um vez que bons filmes de ação também podem ter uma dose sutil de conteúdo. Só para quebrar um pouco a base das histórias dos típicos heróis gregos-herculanos.



Quanto a direçã de John Moore, destaca-se o talento para direção de filmes de ação, pois soube dosar bem a ação alucinante do filme e o conteúdo característisco da franquia, já que a série 'Duro de Mata' sempre deixou como foco essencial, o fato de antes de ser um policial, John McClane ser um pai de família. Imperfeito com a maioria dos pais, mas que na hora que mais precisavam ter um bom pai, ele não deixa de cumprir o papel. Mesmo que tivesse que explodir muitas coisas pelo caminho, só para manter a família segura.

O filme 'Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer' tem várias referências interessante relacionado a franquia cinematográfica e é uma ótima pedida para os fãs de ação. Com estreia prevista no Brasil para 22 de fevereiro.

Para assistir trailers e videos, visite o Canal Fox Oficial Duro de Matar:
https://www.youtube.com/user/durodemataroficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário