O Brasil, com 1.832 espécies catalogadas, é um dos três países com maior número de espécies de aves do mundo. O turismo de observação de aves tem mostrado um grande potencial para a economia local. Como forma de estimular a observação e proteção da fauna de aves do Brasil, a Wildlife Conservation Society (WCS) e a Editora Horizonte vão lançar do guia de campo Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado na capital paulista, São Paulo, e em Miranda, no Mato Grosso do Sul, agora no fim do mês de março. E em abril na capital do Brasil, Brasília, DF. Com direito a mesas redondas.
Ficha técnica
Título: Guia de Campo Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado
Diretor do Projeto na WCS: John A. Gwynne
Autor Sênior: Robert S. Ridgely
Diretor de Arte: Guy Tudor
Coordenadora do Projeto na WCS e Tradução: Martha Argel
Mapeamento das Espécies: Robert S. Ridgely, Maria Allen e Terry Clarke
Diagramação e Produção: Terry Clarke
Editora: Horizonte
Nº de páginas: 322
Nº de ilustrações: 1020
Preço sugerido (versão em português): R$ 44
Preço sugerido (versão em inglês): R$ 79
Maiores informações no site www.horizontegeografico.com.br ou pelo telefone (11) 3022-5599
Sobre o livro
O Guia Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado é o primeiro de uma série que abordará as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e bem ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente. O primeiro volume da série apresenta 740 espécies de aves do Pantanal e do Cerrado. A maioria das descrições é acompanhada de ilustrações precisas feitas por renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, o maior ilustrador de aves sul-americanas.
A ornitóloga Martha Argel, que escreveu o livro com outros três autores, explica que o guia é muito mais que uma ferramenta de observação de aves, pois constitui um instrumento educativo e científico de proteção ao meio ambiente e de incentivo ao turismo sustentável. “Esse material foi pensado, desde o início, para estimular as pessoas a contribuir com um ambiente mais saudável e uma economia mais justa, a partir de um maior conhecimento sobre o patrimônio natural do Brasil”.
Além das informações detalhadas sobre as espécies de aves e seus hábitats, o guia conta com inúmeras fotos de ambientes do Cerrado e do Pantanal e, ajuda a compreender como determinadas espécies de aves estão associadas a certos ambientes e como dependem deles para sobreviver.
A autoria do guia é de John A. Gwynne, diretor de Criação e Vice-Presidente Emérito de Design da Wildlife Conservation Society, sediada em Nova York; Robert S. Ridgely, um dos maiores especialistas mundiais em aves da América do Sul e membro atuante da organização World Land Trust; Guy Tudor, ilustrador de aves neotropicais; e a brasileira Martha Argel, ornitóloga, escritora e autora de diversos livros de divulgação científica. Dezenas de ornitólogos e pesquisadores brasileiros colaboraram com os autores ao longo dos cinco anos de preparação.
A edição em inglês do livro, WCS’ Birds of Brazil: The Pantanal and Cerrado of Central Brazil (A Field Guide), acaba de ser lançada em Nova York. Direcionada aos birdwatchers estrangeiros, tem o objetivo de incentivar o interesse internacional pelas aves brasileiras.
As duas versões estão a venda pelo site:
www.edhorizonte.com.br
Sobre os Eventos
São Paulo - SP
Data: 24 de março de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria FNAC
Endereço: Praça dos Omáguas, 34 - Pinheiros
Mesa redonda com John Gwynne e Martha Argel, seguida de coquetel e sessão de autógrafos.
Miranda - MS
Data: 29 de março de 2011 (Terça-feira)
Horário: 20h
Local: Estação do Trem do Pantanal
Mesa redonda com John Gwynne, Neiva Guedes (Projeto Arara Azul) e Martha Argel, seguida de coquetel e sessão de autógrafos.
Brasília - DF
Data: 5 de abril de 2011 (Terça-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
Endereço: SHIN CA 4, Lote A - 71503-504 - Lago Norte - Brasília - DF
Maiores Informações: (61) 2109-2700
Coquetel e sessão de autógrafos.
Fonte: Grupo Amigos da Martha Argel
Nenhum comentário:
Postar um comentário