segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Festival do Rio começa essa semana

Contagem regressiva para iniciar o Festival de Cinema do Rio de Janeiro!


O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro de 2012, um dos maiores festivais da América Latina, acontece entre os dias 27 de setembro a 11 de outubro.

Durante esse período várias produções nacinais e estrangeiras serão exibidas pelos cinemas cariocas.

Conheça algumas das produções no Festival do Rio 2012:

'Gonzaga – de pai pra filho' de Breno Silveira
Luiz Gonzaga, o pai, Gonzaguinha, o filho, dois artistas brasileiros, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o país. Esta é uma história de como o amor é capaz de resistir à distância e ao esquecimento. É a história da vida de Gonzagão e Gonzaguinha. (O filme tem previsão de estreia no Brasil para 26 de outubro.)

'Primeiro dia de um ano qualquer' de Domingos de Oliveira
O filme se passa na casa de campo da atriz Consuelo Castilhos (Maitê Proença) no dia seguinte a um réveillon. As irmãs Laura e Raíra (Dedina Bernardelli e Priscilla Rozenbaum), uma bem casada e a outra vivendo conflitos com o marido mulherengo, disputam a quem pertence a tarefa de cuidar de um pai velho. O multimilionário Omar Habib (Orã Figueiredo) acredita que a felicidade é o ócio sem culpa. Ele começa um flerte com uma jovem empregada da casa de Consuelo, esposa do jardineiro. Consuelo, por sua vez, desconfia de que seu jovem namorado tenha um caso com sua própria filha. O primo de Consuelo, Augusto (Ricardo Kosovski), foi abandonado pela esposa que lhe levou o filho por um motivo inconfessável. Napoleão (Domingos Oliveira), 70, é escritor e narrador do filme. Casado com Lulu, 30 anos mais jovem que ele. Ele é cheio de certezas e Lulu (Sara Antunes) de dúvidas. Yan (Ney Matogrosso), o grande cantor popular, não quer mais cantar. Uma comédia tão comovente quanto engraçada. Um filme panorâmico onde os muitos personagens de alguma forma buscam um sentido para viver. (Mostra Competitiva de ficção)

'A Busca' de Luciano Moura
Wagner Moura interpreta o papel de Theo Gadelha. Médico, casado com a também médica Branca (Mariana Lima), pai do adolescente Pedro (Brás Antunes) e filho de um pai ausente (Lima Duarte). Aos poucos, Theo constada que seu mundo está desabando. Mas nada se compara ao que está por vir: no fim de semana em que completaria quinze anos, seu filho Pedro some de casa. Theo pega a estrada em busca do filho. Nessa viagem pelo Brasil, ele passa por uma viagem de auto-conhecimento, com muitas mudanças e grandes descobertas. (Mostra Competitiva de ficção. O filme tem previsão de estreia no Brasil para abril de 2013.)

'Helio Oiticica' de Cesar Oiticica Filho
Oiticica e Bressane falam da ideia de fazer um filme de tapes históricos, ou como disse Haroldo de Campos, Heliotapes: fitas K7 em que Hélio dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Wally Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros. O documentário junta tais tapes históricos a filmes do próprio Hélio e de outros que o filmaram com suas obras, criando esse delírio ambulatório no qual o próprio artista nos conta sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 60 e 70 e que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo. (Competição de documentários do Première Brasil.)
Dia 6 de outubro, sábado, Pavilhão do Festival, às 13h30 – sessão popular seguida de debate.
Dia 6 de outubro, às 15h – debate após a sessão do filme no Pavilhão do Festival.
Dia 7 de outubro, domingo, Roxy 3, às 14h e às 19h.
Dia 8 de outubro, segunda-feira, Cinemark Botafogo 3, às 14h e às 19h.
Dia 9 de outubro, terça-feira, Ponto Cine, às 18h.

'O som ao redor' de Kleber Mendonça Filho
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. (Mostra Competitiva de Ficção.)

'Chamada a cobrar' de Anna Muylaert
Filme psicológico, thriller, road movie, drama social, Chamada a cobrar narra as desventuras de uma senhora de classe alta paulistana, Clarinha,quando atende um telefonema qualquer e descobre que sua filha foi sequestrada. Acreditando na voz do bandido, ela seguirá pela estrada até o Rio de Janeiro, teleguiada por ele nas 12 horas seguintes. Nesse trajeto ela será extorquida até o limite do seu cartão - como se pudesse então e finalmente pagar a chamada que vem a cobrar os séculos de dívida social no Brasil. (O filme não tem previsão de estreia no Brasil.)
Dia 7 de outubro, domingo, Cine Santa, às 15h e às 19h.
Dia 8 de outubro, segunda-feira, Estação Vivo Gávea 1, às 17h30.

'Meu pé de laranja lima' de Marcos Bernstein Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de 8 anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo. (Première Brasil. O filme tem previsão de estreia no Brasil em 14 de dezembro de 2012.)
Dia 29 de setembro, sábado, Cine Odeon Petrobras.

PRODUÇÕES DA SONY

Ferrugem e osso (Rust and Bone)
Ali (Matthias Schoenaerts) de repente se encontra com um filho de cinco anos em suas mãos. Sam (Armand Verdure) é seu filho, mas ele mal o conhece. Sem casa, sem dinheiro e sem amigos, Ali busca abrigo com sua irmã Anna (Corinne Masiero) em Antibes, no sul da França. Ali as coisas começam a melhorar imediatamente. Ela os coloca em sua garagem, protege a criança sobre suas asas e o clima é maravilhoso. Ali, um homem de tamanho e força formidáveis, consegue emprego como segurança em uma boate. Ele socorre Stéphanie (Marion Cotillard) durante uma briga. Distante e bonita, Stéphanie parece inatingivel, mas com seu jeito franco Ali consegue seu telefone de qualquer forma. Stéphanie treina baleias orcas em Marineland. Quando uma apresentação termina tragicamente, uma ligação no meio da noite aproxima os dois novamente.

Celeste e Jesse para sempre (Celeste and Jesse Forever)
Celeste (Rashida Jones) e Jesse (Andy Samberg) se conheceram no ensino médio, se casaram jovens e estão cada vez mais distantes. Agora aos 30, Celeste é a determinada dona de uma empresa de consultoria de mídia, Jesse está novamente desempregado e não tem a menor pressa em fazer nada na vida. Celeste está convicta de que se divorciar de Jesse é a coisa certa a fazer — ela está a caminho do topo; ele, de lugar nenhum; e se fizerem isso agora, e não mais tarde, podem continuar sendo grandes amigos. Jesse aceita passivamente a transição para a amizade, embora ele ainda seja apaixonado por ela. À medida que se adapta à realidade da separação, Celeste começa, lenta e dolorosamente, a perceber que havia sido indiferente quanto à relação e à sua decisão, que antes parecera madura e moderna, e agora parece impulsiva e egoísta. Mas seu timing com Jesse não é nada fortuito. Enquanto navegam em meio às mudanças turbulentas em suas vidas e em seus corações, os dois aprendem que a fim de amar alguém de verdade, talvez seja preciso abrir mão deles. O título já foi apresentado no Festival de Los Angeles, Festival de Sundance e Phoenix Film Festival.

Nota de rodapé (Footnote)
Nota de rodapé é a história de uma grande rivalidade entre pai e filho. Eliezer e Uriel Shkolnik são professores excêntricos, que dedicaram suas vidas ao estudo do Talmude. O pai, Eliezer, é um purista que não gosta do mundo acadêmico e que jamais foi reconhecido pelo seu trabalho. Mas, o seu filho Uriel é uma estrela em ascensão que gosta de ser reconhecido e bajulado.

Smashed (ainda sem título em Português)
Kate e Charlie é um jovem casal que tem laços construídos com o amor mútuo pela música, risadas e bebida… especialmente a bebida. Quando a bebedeira de Kate a leva a caminhos perigosos e seu emprego de professora é colocado em risco, ela decide se juntar ao AA e ficar sóbria. Com a ajuda de sua amiga e madrinha Jenny, e do vice-diretor de sua escola, o esquisito, mas bem-intencionado, Mr. Davies, Kate toma medidas para melhorar sua saúde e sua vida. Só que a sobriedade não é tão fácil como Kate havia imaginado. Seu novo estilo de vida traz novamente à tona sua relação problemática com a mãe, a faz encarar as mentiras que contou à seu empregador e põe em causa se sua relação com Charlie é construída com amor ou se é apenas uma diversão de adultos embriagados. O título já foi apresentado no Festival de Sundance 2012 e Festival de Toronto 2012.

Robot and Frank (ainda sem título em Português)
Situado em um futuro próximo, Frank, um ladrão aposentado, tem dois filhos adultos que estão preocupados por ele não conseguir mais viver sozinho. Eles optam então por interná-lo em um asilo até que o filho de Frank aparece com uma nova solução: contra a vontade do velhinho, ele compra um robô humanóide que anda, fala e é programado para melhorar a saúde física e mental de Frank. O que se segue é uma história muitas vezes hilariante e um tanto desoladora sobre encontrar amigos e familiares nos lugares e situações mais inesperados. Robot & Frank possui um elenco premiado que inclui o candidato ao Oscar® Frank Langella, James Marsden, Liv Tyler e a vencedora do Oscar Susan Sarandon. O título já foi apresentado no Festival de Los Angeles 2012 e Seattle International Film Festival 2012.

West of Memphis (ainda sem título em Português)
O novo documentário escrito e dirigido pela cineaste indicada ao Oscar®, Amy Berger (Deliver us From Evil) e produzido pelos cineastas iniciantes Damien Echols e Lorri Davis, em colaboração com o time vencedor de inúmeros Oscars® Peter Jackson e Fran Walsh, West of Memphis narra a história não-contada por trás de uma extraordinária e desesperada luta para trazer a verdade à tona; uma luta para impedir que o Estado do Arkansas executasse um homem inocente. Começando com uma análise incisiva sobre a investigação policial do assassinato de três meninos de oito anos de idade; Christopher Boyes, Steven Branch e Michael Moore ocorrido em 1993 em uma pequena cidade no oeste de Memphis, Arkansas; o filme passa a revelar novas evidências em torno da prisão e condenação das três outras vítimas deste crime chocante – Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley. Os três eram adolescentes quando se tornaram alvos da investigação policial, e todos os três perderam 18 anos de suas vidas presos por crimes que não cometeram.

Saiba+: CineEncontro FestivaldoRio

Fonte: Informações enviadas por email da Primeiro Plano e Sony Pictures Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário