Por Louise Duarte
Dá para transformar loucura em arte? É o que aborda o drama nacional 'Nise - O Coração da Loucura' protagonizado por Glória Pires e dirigido por Robert Berliner ('Julio Sumiu') e roteirizado por Flávia Castro ('Diário de Uma Busca') e Maurício Lissovsky ('Serra Pelada' e 'A Lenda da Montanha do Ouro').
O filme conta a história da doutora Nise da Silveira que após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro na ala de esquizofrenia. Buscando sempre o melhor para os seus pacientes, ela acredita que eles devem ser tratados com tolerância e amor e inicia uma revolução ao dar pincéis, tintas e barro para eles; deixarem seu lado criativo aflorar a flor da pele, liberando assim o lado artístico de cada um deles e revelando verdadeiros artistas, apesar de estarem longe de estarem curados.
A pequena revolução no hospital, isola Nise e seus pacientes dos outros médicos que ainda acreditam que a lobotomia e tratamento de choques, são a melhor solução para curá-los.
Um filme que transborda poesia, mostrando que mesmo em casos extremos ainda é possível adoçar o ser humano com pequenas doses artísticas, fazendo-o dele uma pessoa melhor e mais sociável.
'Nise - O Coração da Loucura' mostra o caso verídico da doutora Nise da Silveira, que usa do amor e da arte, bons argumentos para lidar com os seus pacientes mais violentos e perdidos. Gloria Pires da forma a Psiquiatra e convence no papel da médica tanto nas cenas em que procura ajuda seus "clientes", como ela começa a chamá-los, como nas cenas em que enfrenta os outros médicos ao buscar melhoria para os pacientes. Também é ideia dela usar as pinturas e artes dos internos do hospital, em uma exposição inédita no Brasil até então.
O filme 'Nise - O Coração da Loucura' estreou primeiro no Festival do Rio, chegando ao circuito de cinema do Brasil amanhã, dia 21 de abril, com distribuição da Imagem Filmes.
Leia a Coluna Digital Rio Na Cabine:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cabine
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado
Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário