Uma das presenças no RioContentMarket 2016 foi ninguém menos que Howard Gordon, que tem no currículos trabalhos na TV de peso, como 'Arquivo X', 'Homeland' e '24 Horas'.
O produtor e escritor veio ao evento no Rio de Janeiro falar do trabalho a imprensa e dividir experiências com colegas na área. Aproveitando para contar dos planos para o futuro que inclui as séries '24: Legacy' e 'Second Chance', com lançamento para ainda esse ano (2016).
No segundo dia do RioContentMarket (10 de março), o evento teve logo cedo uma palestra com o hitmaker Howard Gordon. Autor e produtor de grandes sucessos da TV nos últimos anos, tem seu nome vinculado a série como 'Arquivo X', 'Buffy: a Caça-Vampiros', 'Angel', '24 Horas', 'Homeland' entre outras.
Durante a palestra Howard Gordon falou de sua experiência na área de produção, apontando as mudanças que aconteceram recentemente que permitiram que produtores tivessem mais liberdade, desde escolha de tramas a atores, que agora não são mais restritos a um tipo ou outro, como ocorria antigamente. Especialmente quando o assunto envolvia patrocinadores. Isso para o produtor permitiu a chance única de contar uma boa história, seja ela em poucos episódios ou em 100.
Um dos melhores exemplos é a série '24 Horas', que a um tempo atrás não poderia ser produzida, já que era exigido pelos canais programas com episódios com começo, meio e fim.
"Pensei que o formato de '24 Horas' fosse levar o programa ao fracasso... Felizmente, estava errado", observou o produtor.
Howard Gordon também revelou que os atentados de 11 de setembro de 2001 os impulsionaram a escreve a série inspirados no assunto e Jack Bauer virou um personagem diferente, o herói americano combatendo vilões e a burocracia, o qual no decorrer da trama ia mudando e ficando mais sombrio.
Por causa do fato de '24 Horas' ter ganhado uma continuação em forma de minissérie, tempos depois de sua conclusão, '24 Horas: Viva um Novo Dia' de 2014, e mais recentemente '24: Legacy' com previsão de lançamento para esse ano; além de 'Arquivo X' ter virado esse ano ano uma minissérie em 6 episódios, uma questão entrou em pauta na palestra. Quando parar?
O produtor confessa que todos querem terminar suas histórias de forma incrível, mas quando se tem uma "mina de ouro na mão" fica um tanto complicado parar.
Sobre a série 'Second Chance', foi revelado que será inspirada no romance 'Frankenstein' de Mary Shelley, mas trata-se de uma espécie de "adaptação livre" da história. Porque vai focar no fato de alguém que morrer ganhar uma segunda chance de viver. O que essa pessoa faria com o tempo extra que recebeu?
Mesmo sendo um roteirista, Howard Gordon não mediu palavras ao afirmar que odeia escrever. Ter a ideia tudo bem, mas para ele é um alívio acabar de escrever algo. Porque escrever é realmente um suplício na opinião do produtor.
Durante a palestra uma curiosidade surgiu, o fato de existir uma versão indiana da série '24 Horas'. Uma produção que de acordo com Howard Gordon foi feita na Índia junto com produtores indianos. A produção leva a marca '24 Horas', mas é protagonizada por um ator indiano, o ator Anil Kapoor de 'Quem Quer Ser um Milionário?', com um elenco da Índia também e a série ganhou o nome de '24: India'.
Leia+: #RioContentMarket
Sobre a edição 2016: RCM2016
Leia também: TV
Fique ligado nas dicas de TV, cinema, análises críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD
Texto e Fotos: Anny Lucard
Nenhum comentário:
Postar um comentário