Por Louise Duarte
A nova animação da Dream Works, 'Cada Um Na Sua Casa' (Home, 2015) conta a história da raça alienígena Boov que, por ter se envolvido em um confronto com seus inimigos que estão perseguindo eles por toda a galáxia, os Boov, agora precisam achar um novo planeta para chamar de lar. E esse planeta é a Terra. Por isso deslocam todos os seres humanos para novos locais, para terem o novo planeta só para eles.
Um dos Boov conhecido como Oh (dublado por Jim Parsons e Raphael Rossatto no Brasil) que tenta desesperadamente se encaixar e fazer novos amigos, acaba cometendo um erro que pode entregar de bandeja os Boov para seus inimigos, fazendo com que Oh vire um fugitivo. Ele acaba conhecendo Tip (voz de Rihana e Carina Eiras no Brasil) uma adolescente que perdeu a mãe que foi deslocada junto com os outros terráqueos e acaba formando uma aliança com Oh na esperança de encontrar a mãe perdida. A convivência entre o alien e a humana acaba modificando as relações interplanetárias mostrando algo que os Boov desconheciam: amizade.
A amizade é sem dúvida nenhuma o foco central dessa nova animação bastante divertida da DreamWorks, tendo como foco central uma invasão interplanetária, mostrando dois seres diferentes precisando interagir para sobreviver, ao mesmo tempo em que vão descobrindo novos aspectos entre si. A parceria que se formou meio forçada por conveniência acaba se transformando em uma verdadeira amizade mesmo com todas as dificuldades e desafios encontrados. A busca por um lar onde se possa pertencer e ser aceito é outro tema recorrente no longa animado, já que tanto Oh quanto Tip buscam uma casa para chamar de sua, assim como uma família.
A animação é muito bem feita, assim como o roteiro de Tom J Astle, Matt Ember e Adam Rex (que escreveu o livro que deu origem chamado 'The True Meaning of Smekday') e a direção de Tim Johnson. Apesar disso, depois de um tempo, o filme se arrasta um pouco do meio para o final, cansando um pouco o expectador depois das perseguições de Oh e Tip que acabam demorando um pouco demais. O 3D não acrescenta em nada ao filme e quase não se nota, o que não faz muita diferença no final das contas.
A dublagem brasileira de destaque fica por conta de Raphael Rossatto (que já havia dublado antes filmes como 'Enrolados' e 'Frozen') que dá voz ao adorável alienígena Oh, enquanto que lá fora Jim Parsons, o Sheldon da série 'The Big Bang Theory' é o dublador do personagem. Já Tip é dublada aqui por Carina Eiras e lá fora a adolescente é dublada pela cantora Rihana, que está debutando no cinema de animação emprestando sua voz pela primeira para um personagem.
A trilha sonora é divertida e combina com o estilo dos personagens e tem vozes de Rihana, Jennifer Lopez, Jim Parsons, The Platters entre outros. O filme é indicado para todas as idades e é uma boa pedida para os pequenos cinéfilos que adoram temas mais relacionados a alienígenas assim como amizade.
O filme está sendo distribuído pela Dreamworks e está em cartaz nas salas de cinema brasileiros desde dia 9 de abril.
Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas
Outras críticas da Coluna Falando de Cinema, leia+:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado
Nenhum comentário:
Postar um comentário