Foto: Anny Lucard |
Na mesma semana do Rio Content Market aconteceu o Warm Up, na terça (24) antes do início do evento audiovisual do ano. Que entre as atividades teve o lançamento da Escola de Séries que além de proporcionar um dia com oficinas de narrativas e de gestão, seminário, com palestras e master classes, lançou oficialmente o curso com laboratório de imersão da ESPM Rio.
Entre os palestrantes esteve uma das roteiristas e produtoras da série 'The Mentalist', Erika Green Swafford que deu uma aula fantástica sobre como funciona o bem sucedido e muito lucrativo, trabalho de roteirista de séries de TV no exterior.
Após o oficial lançamento da Escola de Séries, Erika Green Swafford falou de pontos desconhecidos no Brasil e respondendo perguntas. Esclarecendo muitos fatores importantes no trabalho da área, como por exemplo a importância do Writers' Room (uma prática ainda inexistente no Brasil), até de como funciona o trabalho de vários autores pensando junto sobre os roteiros de uma única série.
Foto: Anny Lucard |
Erika Green Swafford revela aos presentes durante sua palestra a principal diferença do trabalho de um roteirista no cinema, onde o rei é o diretor, para a TV, onde quem manda são os roteiristas. Eles são os reis e rainhas das produções dos canais e não os diretores que são sempre convidados. (O que no Brasil ainda não acontece, pois o trabalho do roteirista no país ainda é basicamente ignorado, pois enquanto no exterior há até sindicato de roteiristas, aqui o trabalho geralmente é feito por algum outro profissional, como um diretor ou um produtor.)
A roteirista e produtora, muito simpática e bem humorada, falou não só do trabalho de 7 anos na bem sucedida série 'The Mentalist', como de seu próximo projeto, onde irá trabalhar ao lado do criador 'Grey's Anatomy' e 'Scandal', que além de Peter Nowalk tem Shonda Rhimes como produtora, a série 'How to Get Away with Murder' na qual também será roteirista e produtora.
'How to Get Away with Murder' é estrelada pela atriz Viola Davis, que estará ano que vem ao lado de Jared Leto em 'Suicide Squad', e estreia esta semana no canal Sony Brasil, quinta-feira (5 de março), às 21:30h, Os presentes na palestra com Erika Green Swafford puderam ver em primeira mão, alguns trechos da série, com exclusividade para o RCM 2015 e a série deixou boa impressão junto a imprensa e promete ser um drama de primeira. Agora é conferir o piloto no Sony.
Sobre o Rio Content Market
O Rio Content Market é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções.
Entre os parceiros e patrocinadores confirmados estão RioFilme / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Rio Content Market atraiu nada menos que 9.500 executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países nas edições anteriores. Some-se a isso mais 3.300 reuniões em rodadas de negócios, organizadas com mais de 230 players do mercado nacional e internacional. Ao todo, já foram realizados 277 painéis, keynotes e apresentações, com a presença de mais de 585 palestrantes, tornando em um curto espaço de tempo um dos eventos mais esperados do ano para os profissionais do audiovisual e quem deseja entrar para o mercado.
Em breve mais notícias sobre as principais novidades do mundo do audiovisual nacional e internacional apresentados durante a Rio Content Market 2015. Fique ligado!
Leia+: #RioContentMarket
Texto: Anny Lucard
Nenhum comentário:
Postar um comentário