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domingo, 28 de setembro de 2014

O Boticário lança inovadora linha de fragrâncias inspirada no filme 'Rio, Eu Te Amo'


'Rio, Eu Te Amo' estreou no Brasil causando muita agitação entre crítica e cinéfilos e junto com o lançamento, a principal patrocinadora da produção, O Boticário, lançou uma linha de fragrâncias com um visual inspirado no filme.

O Boticário lançou a coleção de fragrâncias homônima, envolvido em uma iniciativa inovadora e inédita. Junto com os cariocas, fez parte do movimento que homenageou à Cidade Maravilhosa. Não só patrocinando o filme, O Boticário também quis declarar amor ao Rio, criando 4 fragrâncias diversificadas e marcantes.

Na coletiva de imprensa de 'Rio, Eu Te Amo', que aconteceu no Rio de Janeiro no início do mês, a imprensa teve a chance de conhecer o trabalho de O Boticário, junto a produção do filme, bem de perto. Eu fui uma das que ganharam um dos perfumes criados especialmente por aquela que a muito tempo é símbolo de cosméticos de qualidade no Brasil; assim como a equipe do filme e elenco presente.

Com a assinatura da marca líder em perfumaria no mercado nacional, a primeira linha de fragrâncias produzidas para uma produção cinematográfica, também contou com um processo inédito de criação.

As fragrâncias 'Rio, Eu Te Amo' são uma bela homenagem à cidade e chegaram para os cariocas em primeira mão, mas atualmente já estão à venda em todo o país.

Das 4 fragrâncias, uma em especial foi feita visando o time masculino, a Rio que Vibra, mas perfume é sempre uma questão de gosto, então vale uma passada na loja mais próximas e pedir para algum atendente um papelzinho de cada aroma. (Pessoal da Praça Seca, aqui em Jacarepaguá, vale uma passada na loja local para conferir as fragrâncias e, quem sabe, se apaixonar por uma e a levar para casa.) Quanto as 3 outras fragrâncias, temos a Rio que Curte, a Rio que Anima e a Rio que Encanta. (Que foi a que ganhei na coletiva e que recomendo para quem gosta de aromas adocicados e provocantes... Dorian Gray, de 'Penny Dreadful', é no que penso ao sentir a fragrância do perfume. Fãs da série, por que será?! *risos* O que não é loucura minha, já que trata-se de um personagem ficcional clássico que com certeza viria ao Rio e se apaixonaria pela cidade.)

Por adorar cinema e perfume (entrou para minha longa lista de favoritos, pois se tem uma coisa que gosto, tanto quanto cinema, é perfume), entrei em contato com a assessoria de O Boticário, via a assessoria de 'Rio, Eu Te Amo', para saber mais de tão brilhante trabalho de marketing, a qual gentilmente me passou maiores informações sobre a linha e suas fragrâncias.

"As fragrâncias materializam a hospitalidade, liberdade, alegria, boemia e o calor que o Rio de Janeiro transmite. A beleza está na alma do carioca, no seu alto astral e na relação que eles têm com o lugar onde vivem. Isso é algo único e merece ser enaltecido", diz a Diretora de Marketing de O Boticário, Isabella Wanderley. "A coleção 'Rio, Eu Te Amo' é a nossa declaração de amor à cidade."

Sobre o trabalho no desenvolvimento das 4 fragrâncias, o processo foi cuidadoso e dividido em etapas distintas.

Na etapa 1 do projeto, mais de 9 mil cariocas deram o pontapé inicial, em abril de 2013, enviando imagens e declarações de amor à cidade por meio de um hotsite exclusivo. O Boticário e as quatro mais importantes casas de fragrância do mundo (Firmenich, Givaudan, IFF e Symrise), juntas pela primeira vez em um projeto, trabalharam para transformar inspirações em fragrâncias.

Uma curiosidade bem interessante, é que durante o processo de criação, profissionais das casas de fragrâncias foram às ruas do Rio de Janeiro em busca de aromas locais, como a praia do Leblon, Floresta da Tijuca, Lapa e a famosa praia de Copacabana. Aromas capturados pelo moderno processo de "headspace" e trabalhados para se tornarem essências.

Na etapa 2, as essências e conceitos foram apresentados a um grupo de 50 formadores de opinião, todos cariocas, entre artistas, jornalistas e cineastas. Em um workshop especial, ministrado por profissionais de O Boticário e perfumistas das casas de fragrâncias, eles puderam acompanhar o trabalho na área de perfumaria, combinando essências e ajudando a criar oito propostas de perfumes.

Na terceira e última etapa do processo de criação, essas opções foram levadas à votação popular, onde foram escolhidas as 4 fragrâncias que melhor traduzem em essência a alma carioca.

As fragrâncias ganhadoras:

Rio que Anima interpreta a essência da belíssima praia de Copacabana em notas de bergamota, gengibre, muguet, sândalo e vanilla com uma família olfativa Oriental Ambarado.

Fragrância: Rio que Anima
Preço sugerido: R$ 89
Família olfativa: Oriental Ambarado
Saída: Bergamota, Pêra, Gengibre, Pimenta Rosa, Lima
Corpo: Maçã Verde, Fresia, Açafrão, Lichia, Muguet, Acorde Copacabana
Fundo: Sândalo, Âmbar, Vanilla, Fava Tonka, Cedro, Musk
Perfumistas: Adilson Rato, Carmita Magalhães e Thierry Bessard, da Firmenich.

Rio que Vibra é inspirada no cheiro e agitação da praia do Leblon, sendo da família olfativa Fougère Aromático, com notas de Bergamota, fruta verde, lavanda, sândalo e musk.

Fragrância: Rio que Vibra
Preço sugerido: R$ 89
Família Olfativa: Fougère Aromático
Saída : limão , bergamota, lima, verbena , notas frutais verdes, notas aquosas
Corpo: lavanda, noz moscada , alecrim, folhas de violeta, Acorde Leblon
Fundo : sândalo, cedro, guaiaco, musgo, âmbar , musk
Perfumistas: Verônica Casanova e Napoleão Bastos, da IFF

Rio que Curte traz toda a boemia da Lapa com uma família olfativa Floral Gourmand, com notas de frutas vermelhas, pimenta rosa, flor de laranjeira, flor de íris e musk.

Fragrância: Rio que Curte
Preço sugerido: R$ 89
Família Olfativa: Floral Gourmand
Saída: Pera, Frutas Vermelhas, Bergamota, Pimenta Rosa,
Corpo: Flor de Laranjeira, Rosa Vermelha, Flor de Iris, Acorde Lapa
Fundo: Acorde Gourmand, Musk, Âmbar, Patchouli
Perfumistas: Isaac Sinclair, Fanny Grau e Philippe Roques, da Symrise.

Rio que Encanta pertence à família olfativa floral Frutal e possui notas de framboesa, frésia e cedro, retratando o delicioso cheiro da Floresta da Tijuca.

Fragrância: Rio que Encanta
Preço sugerido: R$ 89
Família olfativa: Floral Frutal
Saída: Frutas Aquosas, Kiwi, Framboesa
Corpo: Peônia, Frésia, Galbano, Acorde Floresta da Tijuca
Fundo: Cedro, Ambar, Fava Tonka
Perfumistas: Alexandra Kosinski e Hernan Figoli, da Givaudan.

Quanto a criação das 4 belas embalagens da linha, O Boticário convidou o talentoso ilustrador carioca Felipe Jardim para o trabalho.

O lançamento das fragrâncias 'Rio, Eu Te Amo' é parte do movimento Rio, Beleza que Inspira. Mobilização de O Boticário em torno da paixão pelo Rio de Janeiro. "Para nós, o Rio é uma inspiração. Por isso queremos estar ainda mais presente, com ações que sejam realmente relevantes para os cariocas, para a rotina da cidade", diz a Diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell.

Sobre a parceria de 'Rio, Eu Te Amo' e O Boticário:

O Boticário é patrocinador do filme 'Rio, Eu Te Amo', que faz parte da franquia 'Cities of Love', e principal apoiador do movimento #RioEuTeAmo, que inclui uma grande mobilização em torno da paixão pelo Rio de Janeiro, com ações na cidade e nas redes sociais. O Boticário esteve presente em inúmeras dessas ações, declarando seu amor à cidade.

Também patrocinador master do Fashion Rio, semana de moda carioca, O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário, fundada em 1977, em Curitiba no Paraná. A empresa tem hoje a maior rede de franquias do Brasil e conta com mais de 900 franqueados e 3.690 pontos de vendas em cerca de 1.750 cidades brasileiras. Seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

Leia sobre o filme na Coluna Digital Rio Na Cabine: 'Rio, Eu Te Amo'

Outras informações sobre a produção, saiba+: #RioEuTeAmo

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Texto: Anny Lucard

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